A Premier League retorna dentro de uma semana. Nas vésperas do pontapé inicial, a liga divulgou mudanças nas regras que vão estar em vigor para a temporada 2024/2025.
O jogo de abertura do Campeonato Inglês está marcado para sexta-feira (16), às 16h (horário de Brasília). A partida será entre o Manchester United e o Fulham em Old Trafford.
As novas regras da Premier League
A temporada 2024/2025 vai trazer algumas mudanças na forma como os árbitros irão aplicar as regras. A liga divulgou três mudanças importantes para a próxima edição da elite do futebol inglês.
Multibola
No ano passado, a liga criou um sistema chamado Multibola. Ao todo, 15 bolas estão disponíveis para serem utilizadas em cada partida.
As bolas são distribuídas em cones ao redor do campo. Quando a bola sai de campo e não pode ser recuperada imediatamente, o jogador deve ir até o cone mais próximo para pegar uma bola e realizar a reposição.
Os gandulas — que são chamados de assistente de bolas — não são autorizados a devolver a bola diretamente ao jogador, mas sim ao cone vago.
A mudança para esta temporada é que, os gandulas que estão posicionados atrás dos gols agora poderão devolver a bola diretamente ao goleiro para o reinício de jogo.
As demais regras estão mantidas. Inclusive se o gandula atrasar o reinício de jogo segurando a bola, chutando, etc. será expulso. Caso esse ato seja cometido por um jogador, o árbitro irá aplicar o cartão amarelo.
Cálculo mais preciso dos acréscimos
A próxima edição da Premier League pode contar com uma queda significativa de acréscimos. Os árbitros só começarão a calcular o tempo adicional quando o atraso entre o gol e o reinício de jogo exceder os 30 segundos. Na temporada passada, os árbitros contavam o período desde o gol até o momento em que o jogo era reiniciado.
A liga alega que esse período de 30 segundos é tempo natural para os jogadores retomarem as posições para a bola voltar a rolar.
Outro fator importante é que, na temporada passada, a média de gols na Premier League foi de 3,28. Dessa forma, haverá uma queda significativa no tempo extra.
Aquecimento
A Premier League fez uma pequena mudança com relação ao aquecimento dos reservas. Até a temporada passada, a liga permitia que até três jogadores ocupassem o espaço destinado para o trabalho de aquecimento.
A partir da temporada 2024/2025, cinco jogadores poderão ocupar o perímetro para realizar o trabalho antes de entrarem em campo.
Essa mudança se dá pelo fato de a liga permitir que os treinadores realizem cinco substituições, seja ao mesmo tempo ou no intervalo de três pausas.