Os clubes da Premier League podem ter uma novidade na virada da temporada que impacta diretamente negociações contratuais.
Há a possibilidade de a liga ter duas janelas de transferências no ciclo 2025/26 com um curto período entre uma e outra, conforme informou o “The Guardian”.
O mercado pós-temporada no futebol inglês costuma ir do meio de junho aos últimos dias de agosto ou início de setembro. No entanto, o calendário de 2025 será maior para Chelsea e Manchester City, que estão na disputa do novo Mundial de Clubes entre 15 de junho e 13 de julho.
A Fifa anunciou a intenção de abrir a janela de transferências logo no primeiro dia de junho de 2025 para os times participantes do Mundial, de modo que possam acertar renovações ou novas contratações até o dia 14 do mesmo mês, antes de o torneio começar.
Contudo, a medida não agradou outras equipes da elite inglesa, segundo o jornal. O grupo teria ficado descontente com essa “exclusão”, preocupado em perder boas oportunidades para concorrentes, e pediu para que a brecha se aplicasse a todos.
A solicitação foi aceita pela entidade máxima do futebol, e os campeonatos com times representantes no Mundial de 2025 — como o Brasileirão e demais competições da Europa — podem usufruir do mercado antecipadamente.
Impasse para a Premier League

O problema é que a abertura da janela em 1º de junho obrigaria a Premier League a encerrá-la mais cedo, antes do final de agosto, porque a Fifa só permite transferências pelo prazo máximo de 89 dias. O mercado, portanto, terminaria primeiro na Inglaterra e depois em outras ligas europeias e no futebol árabe.
Com isso, a PL considera fracionar o período em dois. O primeiro seria de 1º de junho até o Mundial começar e o segundo do final do mês até os últimos dias de agosto ou começo de setembro. O objetivo é, principalmente, evitar que os clubes ingleses fiquem vulneráveis a ofertas de equipes de outros locais.
Como pode ser a janela de transferências do verão europeu 2025/26 na Premier League |
Primeira janela | De 1º de junho até o início do Mundial |
Segunda janela | Do final de junho ao final de agosto ou começo de setembro |
O “The Guardian” informou que a Premier League teve uma reunião para discutir as normas do próximo mercado na semana passada e ainda não chegou a um desfecho. No entanto, o mais provável é seguir pelo caminho da divisão.