Premier League pode ter grande mudança na janela de transferências

5 minutos de leitura

A Premier League teve mais uma janela de transferências bastante movimentada em janeiro, com contratações surpreendentes e altos valores envolvidos. Mas isso pode mudar.

Isso porque, de acordo com a informação do jornal inglês “The Telegraph”, a liga considera reduzir a duração da janela de transferências de inverno.

Janela de transferências mais curta na Premier League?

Segundo o jornal, os clubes estão considerando encurtar o período ativo da janela de transferências de inverno para duas semanas. Atualmente, ela dura pouco mais de um mês — de 1º de janeiro ao dia 3 de fevereiro.

Além disso, também há o debate sobre fechar a janela de transferências de verão antes do início da temporada.

A proposta de reduzir o tamanho atual foi levantada em conversas entre os clubes desde o final da última janela de janeiro, encerrada no início da semana.

Vitor Reis anunciado no Manchester City
Vitor Reis anunciado no Manchester City (Foto: Reprodução/Manchester City)

O objetivo é minimizar a interrupção de planejamento e treinamento para os treinadores e seus elencos assim que os jogos começam.

O debate oficial ocorreu em uma reunião de diretores esportivos dos 20 clubes da Premier League na quinta-feira (6). Eles então decidirão se a proposta tem alguma chance de ir a votação. Caso haja maioria votante a favor, as mudanças poderão ser concretizadas.

O principal argumento está relacionado a como a movimentação de jogadores durante a temporada pode afetar a integridade do campeonato.

De acordo com o Telegraph, também é provável que haja uma discussão com as outras principais ligas europeias sobre o alinhamento do fechamento de suas janelas no verão. No entanto, essa é uma escolha exclusiva de cada país.

Precedentes na Premier League

Há precedentes das mudanças que a liga quer implementar. A Premier League já teve sua janela de verão acabando antes do início da temporada tanto 2018 quanto em 2019.

No entanto, essa decisão foi abandonada porque outras ligas na Europa mantiveram suas janelas abertas até o final de agosto, o que deixava os ingleses em clara desvantagem.

Troféu da Premier League - Icon Sport
Troféu da Premier League (Foto: Icon Sport)

Além disso, a liga da Arábia Saudita se tornou uma grande influência no mercado e também fica aberta até depois do fim da janela europeia.

Os clubes ingleses dominaram o mercado mais uma vez nesta janela de janeiro, com um gasto líquido de 320 milhões de euros, mais do que o dobro do segundo colocado, a Arábia Saudita, com 142 milhões.

Mais do que isso, os clubes da Championship tiveram um gasto líquido maior do que a Série A e a Bundesliga, por exemplo, mostrando a força do mercado inglês como um todo.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]