A Premier League está em seu último dia de janela de transferências nesta sexta-feira (30). Nas últimas horas do mercado, mais um brasileiro se mudou à Inglaterra ao fechar com o Nottingham Forest.
Trata-se do zagueiro Morato, ex-jogador do São Paulo e que defendia o Benfica. Aos 23 anos, ele fechou com o clube inglês por 17 milhões de euros (R$ 106 milhões).
A chegada de Morato à Premier League
O brasileiro já teve seu nome ventilado na Premier League em forma de propostas oficiais em janelas anteriores, mas fechou com o Forest depois de cinco anos no futebol português.
Segundo o jornal português “A Bola”, o negócio com o Benfica teve um molde de pagamento de 11 milhões de euros pagos inicialmente e mais 6 milhões em metas por objetivos. O periódico indica, no entanto, que são metas muito fáceis de atingir.
O gigante lusitano ficará ainda com 15% do valor de uma futura venda — não apenas dos lucros. Ainda não foi revelado o tempo de contrato que o brasileiro assinará com o novo clube.
No Forest, Morato encontrará os compatriotas Danilo, Carlos Miguel e Murillo. Curiosamente, assim como o ex-zagueiro do Corinthians, o ex-São Paulo é canhoto e joga pelo lado esquerdo da zaga.
Ele será o quinto zagueiro brasileiro na liga inglesa e o quarto canhoto. Além do seu companheiro de Forest, Gabriel Magalhães (Arsenal) e Igor Júlio (Brighton) também estão na lista.
O mercado do Nottingham Forest
O brasileiro fará exames médicos ainda nesta sexta para assinar em definitivo com o clube inglês. O Forest, por sua vez, deve fechar mais um acordo no último dia da janela.
Isso porque o meio-campista James Ward-Prowse, do West Ham, deve chegar ao clube por empréstimo. Sem espaço nos Hammers, ele ficará a temporada 2024/25 na equipe vermelha, sem obrigação de compra.
O movimento também se dá pela lesão de Danilo, que deve ficar até dezembro fora dos gramados. Com a dupla, o clube terá um time inteiro de reforços: 11 novos jogadores nesta janela.
Os reforços do Nottingham Forest:
- Elliot Anderson – 41,2 milhões de euros (Newcastle)
- Morato – 17 milhões de euros (Benfica)
- Nikola Milenkovic – 14,3 milhões de euros (Fiorentina)
- Ramón Sosa – 12 milhões de euros (Talleres)
- David Carmo – 11 milhões de euros (Porto)
- Jota Silva – 7 milhões de euros (Vitória de Guimarães)
- Marko Stamenic – 5,5 milhões de euros (Estrela Vermelha)
- Carlos Miguel – 4 milhões de euros (Corinthians)
- Eric da Silva Moreira – 1,5 milhões de euros (St. Pauli)
- Álex Moreno – empréstimo (Aston Villa)
- James Ward-Prowse – empréstimo (West Ham)