Técnico sensação da Premier League lamenta ida de Fred ao Fenerbahçe: ‘Era um de nossos favoritos!’

5 minutos de leitura

O futebol é surpreendente. A qualquer momento pode acontecer algo que muda completamente o rumo da história, tanto dentro das quatro linhas quanto no mercado da bola. Fred deixou o Manchester United e seguiu para o Fenerbahçe nesta janela. A transferência surpreendeu um técnico que está em alta na Premier League e que planejava contar com o meia brasileiro nesta temporada.

Desvalorizado no Manchester United, Fred foi um nome muito falado neste verão europeu. O meia foi especulado no Fulham, Aston Villa e na Lazio, mas ele acabou acertando uma transferência para o Fenerbahçe, onde se encontrará Edin Dzeko e Dusan Tadic para tentar acabar com a hegemonia do atual campeão turco Galatasaray.

Porém, Fred poderia ter ido para um time que foi destaque na última edição da Premier League e que jogará a Europa League pela primeira vez. Durante uma entrevista à “Gazzetta dello Sport” olhou no celular e leu uma notícia que o desagradou.

“P… merda! Fred fechou com o Fenerbahçe. Ele era um dos nossos favoritos. Nós (Brighton) estávamos seguindo ele”, disse De Zerbi.

Fred deixa Manchester United

Na sexta-feira passada (11) o Manchester United oficializou a venda de Fred, de 30 anos, para o Fenerbahçe, da Turquia. O clube inglês anunciou a saída do jogador por meio de suas redes sociais.

— O jogador brasileiro está definido para uma mudança para a Super Lig turca, sujeito a um exame médico, concordando com os termos pessoais e recebendo autorização internacional para processar a mudança. Nosso número 17 está programado para voar para Istambul no sábado, a fim de fazer seus exames médicos — diz a nota oficial do clube inglês.

Os valores da negociação não foram divulgados, mas de acordo com a imprensa britânica, o time turco pagou aproximadamente 10 milhões de euros (R$ 53 milhões) mais 5 milhões de euros (R$ 26,7 milhões) em bônus variáveis ao Manchester United.

Fred deixou o Manchester United após cinco temporadas. O meia revelado pelo Internacional tinha mais um ano de contrato com os Red Devils, mas preferiu deixar a equipe comandada pelo técnico Erik ten Hag para ter mais minutos em campo.

Fred Manchester United Londres
Fred pelo Manchester United – Foto: Icon Sport

Treinado por Jorge Jesus na última temporada, o Fenerbahçe, agora comandado pelo turco Ismail Kartal, tem outros cinco brasileiros no plantel: os zagueiros Gustavo Henrique, Rodrigo Becão e Luan Peres, o volante Willian Arão e o meia-atacante Lincoln.

Na última temporada, ele fez 56 jogos pelo Manchester United, sendo 23 como titular, marcou seis gols e deu seis assistências. Em todo o seu tempo no estádio Old Trafford, Fred estufou as redes 14 vezes e deu 19 passes para gol em 213 partidas pelos Diabos Vermelhos. Na sua sala de troféus, o meia brasileiro conseguiu acrescentar a Copa da Liga Inglesa, conquistada em 2022/23.

Fred também disputou quatro partidas na Copa do Mundo com a seleção brasileira, sendo titular contra Suíça e Camarões. Porém, o meia não voltou a ser convocado neste ano.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.