O mercado que a Premier League passou a explorar e pode aquecer em 2025

6 minutos de leitura

Enquanto a Major League Soccer (MLS) tem investido muito em contratações do mercado sul-americano, a Premier League tem passado a olhar mais para o futebol dos Estados Unidos. Essa tem sido uma tendência crescente e pode ser uma boa oportunidade para os clubes ingleses em 2025.

No início do mês, o Brighton anunciou a contratação de Diego Gómez, de 21 anos, destaque do Inter Miami. Presença constante na seleção paraguaia, Gómez marcou seu primeiro gol representando seu país justamente diante do Brasil, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Diego Gomez comemora gol pelo Paraguai diante do Brasil
Diego Gomez comemora gol pelo Paraguai diante do Brasil. Foto: Federação de Futebol do Paraguai

Gomez chegou ao Inter Miami na metade de 2023, vindo do Libertad. A transferência para o Brighton custou apenas 11 milhões de libras (cerca de R$ 80,96 milhões). O valor pode ser considerado baixo para os padrões da Premier League. O técnico do Brighton, Fabian Hurzeler, elogiou o novo reforço e pediu tempo de adaptação.

— Como todos os jovens jogadores que chegam do exterior, ele precisará de um período de adaptação à Premier League, mas sinto que ele pode dar uma grande contribuição e estou ansioso para trabalhar com ele — avaliou o treinador.

Em crescimento constante nos últimos anos, a MLS tem desenvolvido muitos jovens e vendido para o futebol europeu. Não é só a Premier League. São vários os jogadores que têm trocado a liga dos EUA para jogar no Velho Continente.

Eu ouvi de alguns dirigentes de clubes europeus que, se o jogador sul-americano se adapta bem ao futebol dos Estados Unidos, eles se sentem mais seguros em fazer esse investimento do que tirar esse atleta direto da América do Sul–, disse André Zanotta, diretor de futebol do Dallas FC, ao “Estadão”, em 2021.

Os jogadores que trocaram a MLS pela Premier League

  • Diego Gómez (Inter Miami para o Brighton) – temporada 2024/25
  • Caleb Wiley (Atlanta United para o Chelsea) – temporada 2024/25
  • Gabriel Slonina (Chicago Fire para o Chelsea) – temporada 2023/24
  • Djordje Petrovic (New England Revolution para o Chelsea) – temporada 2023/24
  • Jhon Durán (Chicago Fire para o Aston Villa) – temporada 2022/23
  • Matt Turner (New England Revolution para o Arsenal) – temporada 2022/23
  • Miguel Almiron (Atlanta United para o Newcastle) – temporada 2018/19

Olho nas joias

Em maio, o Manchester City foi atrás de uma joia de apenas 14 anos da MLS. Cavan Sullivan é considerado uma das maiores promessas do futebol norte-americano. Ele fez sua estreia na Major League Soccer pelo Philadelphia Union em 17 de julho de 2024.

Aos 14 anos e 293 dias de idade, Sullivan se tornou o jogador mais jovem a aparecer em uma partida da liga profissional principal dos Estados Unidos

Segundo o “The Athletic”, Sullivan será provavelmente emprestado ao Lommel SK, clube do Grupo City na Bélgica, quando completar 16 anos. O atleta nascido em 2009 não poderá jogar pelo City até completar 18 anos, pois não possui passaporte da União Europeia.

Caleb Wiley Chelsea
O americano Caleb Wiley assinando contrato com o Chelsea (Foto: Divulgação/Chelsea)
Pedro Ramos
Pedro Ramos

Coordenador da PL Brasil. Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil até o meio 2024. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia.
E-mail: [email protected]