Premier League aprova nova medida que proíbe ‘drible fiscal’ do Chelsea

4 minutos de leitura

Os clubes da Premier League votaram nesta terça-feira (12) uma importante medida da liga nos próximos anos. A ação tem impacto inicial fora de campo, mas inevitavelmente será vista dentro das quatro linhas.

Uma assembleia reunindo os clubes da Premier League aprovou a limitação da amortização de valores pagos por uma contratação em no máximo cinco anos, mesmo que o atleta tenha um vínculo mais longo. A definição alinha o Campeonato Inglês à Uefa, que definiu esse mesmo cenário há alguns meses.

15 dos 20 clubes votaram a favor da limitação, incluindo o Chelsea. O voto favorável dos Blues chamou a atenção pela recorrência do time em fazer contratos enormes durante suas contratações mais recentes.

  • 15 votos a favor
  • 2 votos contra
  • 2 abstenções
Mercado: Chelsea conversa com técnico português para o cargo
Todd Boehly, Acionista do Chelsea (Foto: Icon Sport)

Como a nova medida da Premier League afeta o Chelsea?

Enzo Fernández e Mudryk contratados por oito anos e meio. Caicedo por oito temporadas. Essas foram algumas das movimentações dos Blues que chamaram muita atenção nas últimas janelas. O Chelsea usou a estratégia de contratar jovens por vínculos enormes para amortizar os valores pagos pelos atletas durante os anos de contrato e se encaixar nas regras do Fair Play Financeiro.

Essa tática impediu os Blues de caírem em regras fiscais mesmo gastando muito mais do que ganharam. Afinal, uma transferência de 100 milhões de libras dividida em um outro contrato de oito anos significaria um gasto de 12,5 milhões por temporada. Os contratos ainda podem ter qualquer duração. A mudança diz respeito aos valores investidos.

Para alívio do clube londrino, essa decisão não terá efeito retroativo. Portanto, as recentes compras do clube no mercado da bola não serão afetadas.

Com a nova medida, os clubes que tenham dívidas com outras instituições relacionadas a contratações de atletas podem ser impedidos de registrar outros jogadores desde que o débito seja quitado. Além disso, a equipe devedora também poderá ter esse valor retirado da premiação anual paga pela Premier League.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.