O Manchester City não vive um grande momento na Premier League. Antes da Data Fifa de outubro, a equipe sofreu derrotas importantes para Wolverhampton e Arsenal, perdendo a liderança para o Tottenham. Os resultados tiveram impacto direto nas projeções de título do Campeonato Inglês.
Após as oito primeiras partidas da Premier League, o Supercomputador Opta, que analisa 10 mil simulações de jogos para prever a classificação final, atualizou suas previsões matemáticas. Além do Manchester City, gigantes como Chelsea e Manchester United não possuem expectativas muito animadoras.
Arsenal e Liverpool crescem com queda de chances do Manchester City
Apesar da diminuição das chances matemáticas, o Manchester City ainda é franco favorito à conquista da Premier League. O time de Pep Guardiola contém 73.4% de probabilidades de ficar na primeira posição ao fim da competição. Antes do início do Campeonato Inglês, o Opta dava 90,2% das chances de título aos Citizens.
Os principais herdeiros dessas possiblidades foram Arsenal e Liverpool. Os Gunners agora têm 11.8% de chances de serem campeões, enquanto os Reds são o primeiro time atrás do Manchester City, com 12% de chances de título. Mesmo com a liderança momentânea, o Tottenham foi colocado com uma porcentagem de apenas 1.5% de ficar com a taça.
Manchester United e Chelsea fora da Champions League?
No que depender das simulações do Supercomputador, os finalistas da Champions League de 2008 não estarão na próxima edição da competição. Isso porque o péssimo início do Manchester United fez o time ver suas probabilidades derreterem. Antes cotado para ficar em quarto, o clube de Old Trafford tem maiores projeções para terminar em nono.
O Chelsea aparece logo atrás, com grandes chances de ficar em décimo. A equipe de Mauricio Pochettino também tem um começo incerto de temporada e atualmente ocupa a 11ª posição.
De acordo com as projeções do Opta, além do campeão Manchester City, Arsenal, Liverpool e Tottenham estarão garantidos na Champions League. Newcastle, Aston Villa e Brighton serão os outros times da zona europeia, com vagas para Europa League e Conference League.
Já na luta contra o rebaixamento, o Luton Town não terminará na lanterna, mas mesmo assim será rebaixado, junto com Bournemouth e Sheffield United.
Tabela final da Premier League 2023/24 pelo supercomputador Opta após as oito primeiras rodadas
1º: Manchester City
2º: Arsenal
3º: Liverpool
4º: Tottenham
5º: Newcastle United
6º: Aston Villa
7º: Brighton
8º: West Ham
9º: Manchester United
10º: Chelsea
11º: Crystal Palace
12º: Fulham
13º: Brentford
14º: Wolverhampton
15º: Nottingham Forest
16º: Everton
17º: Burnley
18º: Bournemouth
19º: Luton Town
20º: Sheffield United
O método do supercomputador Opta realiza 10 mil simulações e estima a probabilidade de resultado (vitória, empate ou derrota) das 380 partidas do campeonato utilizando as chances do mercado de apostas e o Opta Power Rankings. A força de cada equipe também é levada em consideração.