A temporada de 2023/24 da Premier League pode ter um nome conhecido dos bastidores do futebol por ser o “mago das contratações”.
Isso porque o Aston Villa está fechando a contratação do diretor esportivo Ramon Rodriguez Verdejo, apelidado de Monchi. O espanhol de 54 anos deve deixar o Sevilla para trabalhar com Unai Emery na Inglaterra, de acordo com o divulgado pelo jornalista italiano Fabrizio Romano.
Monchi é famoso pelo trabalho que fez como diretor no Sevilla. Ele chegou ao clube recém-rebaixado para a segunda divisão, em 2000, e o transformou num dos melhores times da Espanha.
O sucesso de Monchi no Sevilla
Em 16 anos, o diretor trouxe reforços que trouxeram ganhos esportivos e, depois, retornos financeiros para o Sevilla. São exemplos do nível de Sergio Ramos, Jesus Navas, Luis Fabiano, Renato, Adriano, Daniel Alves, José Antonio Reyes e Ivan Rakitic.
Em números, o Sevilla lucrou mais de 200 milhões de euros com Monchi no comando, além de terem vencido cinco vezes a Liga Europa e duas vezes a Copa do Rei. Por conta da habilidade no mercado de transferências, o diretor ganhou o apelido da imprensa europeia de “mago das contratações”.
Nadie la quiere como nosotros….
La séptima ya es nuestra.#imperiumnostrum pic.twitter.com/M9bHekzIT9— Monchi (@leonsfdo) June 1, 2023
Primeira chance na Premier League
Em 2017, o espanhol trocou o Sevilla pela Roma, onde também protagonizou lucrativos negócios — como as vendas de Alisson e Salah para o Liverpool –, mas sem o mesmo sucesso esportivo. Sua maior conquista foi chegar nas semifinais da Champions League em 2018.
Depois da passagem pela Itália, Monchi chegou a ser especulado no Arsenal, mas acabou acertando a volta ao Sevilla. Ele retornou em 2019 e ainda ajudou na conquista de mais duas Europa Leagues. Também protagonizou mais vendas lucrativas no período, como Sarabia para o PSG, Ben Yedder para o Monaco, Bryan Gil para o Tottenham e Koundé para o Barcelona.
Caso vá mesmo para o Aston Villa, Monchi irá se reunir com o espanhol Unai Emery. Eles trabalharam juntos no Sevilla entre 2013 e 2016 e foram tricampeões da Liga Europa.
O time inglês encerrou a última temporada da Premier League em sétimo lugar e está classificado para a próxima Conference League.