O pênalti sofrido por Rodri no clássico entre Manchester United e Manchester City, no último domingo (29), gerou o primeiro gol da partida, que acabaria em uma vitória por 3 a 0 para os Citizens. O volante, no entanto, foi criticado e acusado de simulação.
Ídolo do Arsenal como jogador e agora comentarista, o ex-meia Freddie Ljungberg disparou contra o espanhol, dizendo que Rodri “se jogou” e que não quer ver “essas coisas do futebol espanhol” na Premier League.
Ljungberg critica Rodri e até árbitro
Jogador do Arsenal de 1998 a 2007, o sueco foi comentarista da partida pelo serviço de streaming “Viaplay”, onde discordou da marcação do pênalti a favor do Manchester City.
O árbitro assinalou o pênalti após a revisão do VAR, depois de Rasmus Hojlund ter derrubado o espanhol na área. Erling Haaland foi o encarregado de converter a penalidade. Na sua posição, Ljungberg não viu falta:
— Eu não gosto desse tipo (de marcação de pênalti). Pode ser que ele tenha tocado com a mão, mas Rodri pesa entre 90 e 95 quilos. Ele se joga, é evidente que se joga.
As críticas estenderam à arbitragem de Michael Oliver. Para Ljungberg, a “decisão incorreta” não lhe surpreende, uma vez que veio de Oliver.
— Depois ouço que é Michael Oliver quem está na sala do VAR, então não me surpreende que tenham finalmente marcado o pênalti – afirmou o ex-jogador.
Problema no futebol espanhol?
Não contente com as críticas sobre o jogador do Manchester City e até mesmo a arbitragem do clássico, o ex-meia do Arsenal ainda falou sobre o estilo de jogo de todo o futebol espanhol.
— Isso funcionará assim no futebol espanhol. Bem, eu não quero o futebol espanhol na Premier League, estou um pouco irritado – disse.
Rodri deixou a Espanha em 2019, quando trocou o Atlético de Madrid pelo time de Pep Guardiola. Além dele, Sergio Gómez é outro espanhol no elenco dos Citizens.