Na última quinta (8), o jornal inglês “Telegraph” noticiou que o cartão azul começaria a ser utilizado no futebol. A ideia revolucionária deu início a análises envolvendo clubes da Premier League e, se a iniciativa já tivesse começado nessa temporada, equipes como Chelsea e Liverpool seriam as mais impactadas.
O site inglês “The Athletic” fez um levantamento de todas as faltas cometidas pelos 20 clubes da Premier League para determinar quantas vezes cada equipe poderia receber um cartão amarelo. O Sheffield, lanterna, lideraria o ranking, e o Manchester United também faria parte do top-5.
O cartão azul seria testado ainda em 2024, inicialmente em partidas da FA Cup, tanto a masculina quanto a feminina, após aprovação da International Football Association Board (Ifab). No entanto, o jornal inglês “The Times” afirmou, na sexta (9), que a implementação foi adiada de última hora.
Chelsea com reclamações e Liverpool com faltas táticas
Na tentativa de reprimir o abuso contra os árbitros e as faltas antidesportivas, os cartões azuis serão distribuídos por discordância e faltas táticas, ou seja, faltas que impedem um ataque promissor.
Embora ainda não sejam introduzidos na Premier League da próxima temporada, o The Athletic reuniu todas as faltas passíveis de cartão azul, dividias entre reclamações e faltas táticas — e que, no contexto atual, são penalizadas com cartão amarelo.

Os mais reclamões são os jogadores do Chelsea, que levaram 15 cartões amarelos por discordâncias com árbitros, seguidos de Fulham e Manchester United, com 14 e 13, respectivamente.
Entre os mais “espertos” na hora de fazer faltas táticas, o Sheffield lidera, com 25, seguido por Aston Villa (24), Liverpool e Everton (22).
Equipes da Premier League que teriam mais cartões azuis na temporada:
- Sheffield – 33
- Liverpool – 31
- Chelsea – 31
- Manchester United – 30
- Fulham – 30
- Aston Villa – 29
- Everton – 28
- Bournemouth – 28
- Tottenham – 27
- Wolverhampton – 25
- West Ham – 25
- Newcastle – 25
- Brighton – 24
- Burnley – 23
- Nottingham Forest – 22
- Brentford – 22
- Luton Town – 19
- Arsenal – 19
- Crystal Palace – 18
- Manchester City – 15
É entendível a situação do Sheffield United, que está na lanterna da Premier League com a menor média de posse de bola. Portanto, não é surpresa que eles tenham mais situações sem a bola e, por consequência, mais chances de fazer faltas e cartões amarelos recebidos.
Curiosamente, nenhum jogador recebeu mais cartões amarelos por discordância do que o atacante Nicolas Jackson, que não conseguiu esconder sua frustração durante uma difícil campanha inaugural sob o comando de Mauricio Pochettino.