Como a Premier League coibiu cera de gandulas e pode ensinar o Brasileirão

4 minutos de leitura

É rotina ver cenas de cera através dos gandulas no futebol brasileiro, mas na Premier League não funciona desse jeito. A realidade atual na Inglaterra é de coibição do antijogo e de todas as tentativas de levar vantagem sobre o adversário na reposição de bola.

Nem sempre foi assim. Na verdade, tudo mudou depois de uma nova instrução aplicada pela liga no meio de 2023/24, em março. A atuação dos gandulos no Campeonato Inglês não é a mesma que em outros países.

A mudança de regra da Premier League que modificou o trabalho dos gandulas

A Premier League ordenou que os gandulas parassem de repor a bola diretamente para os jogadores. Isso dava a eles a possibilidade atrasar ou adiantar o jogo conforme fosse o interesse do time da casa.

Atualmente, os gandulas precisam colocar as bolas em cones espalhados pela lateral do campo atrás das placas de publicidade. Quando necessário, os próprios atletas vão até a esses postos, pegam as bolas e podem reiniciar a partida sem maiores dificuldades.

Premier League gandulas
Bola no cone, o modo de reposição da Premier League (Foto: Imago)

A mudança de regra partiu após um incidente na partida entre Bournemouth e Fulham, no Vitality Stadium, em 26 de dezembro de 2023. Os donos da casa venciam por 2 a 0 no segundo tempo, quando Bern Leno, goleiro dos Cottagers, se enervou e empurrou uma criança de 14 anos que atava como gandula.

O alemão pediu desculpas à criança após a partida e não recebeu punições da Football Association (FA) ou da Premier League. O jogo terminou 3 a 0 para o Bournemouth.

O Brasileirão sofre muito com a interferência de agentes externos como os gandulas, principalmente com a cera para times visitantes. Regras como a da Premier League podem ser saídas interessantes para melhorar a qualidade do produto.

Além da cera, muitos gols icônicos do futebol saíram com protagonismo dos gandulas. Um deles aconteceu na Champions League de 2018/19, na vitória de 4 a 0 do Liverpool sobre o Barcelona. No quarto tento, Alexander-Arnold recebeu reposição rápida, aproveitou desatenção da defesa culé e cobrou para Origi balançar as redes.

gandulas Premier League
Gandulas em jogo da Premier League (Foto: Imago)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.