De ex-Palmeiras a joia do Liverpool: 6 jovens que podem brilhar na Premier League em 2025

9 minutos de leitura

A Premier League lançou nas últimas temporadas estrelas como Cole Palmer, Phil Foden e Michael Olise, e não deve ser diferente no próximo ano.

Os times da competição continuam a revelar ou impulsionar talentos, e outros jovens podem brilhar nos gramados ingleses em 2025. A PL Brasil destaca algumas destas joias a seguir.

Ethan Nwaneri

Ethan Nwaneri Arsenal
Ethan Nwaneri em ação pelo Arsenal (Foto: Icon Sport)

A promessa do Arsenal Ethan Nwaneri tem 17 anos e joga como meia-atacante. O inglês se tornou o mais jovem jogador a entrar em campo pela Premier League (aos 15 anos e 181 dias) ainda em 2022, no duelo contra o Brentford, e tem conquistado mais espaço no time principal dos Gunners nesta temporada.

Nwaneri, inclusive, marcou um golaço na vitória do Arsenal sobre o Preston na Copa da Liga Inglesa, feito que o colocou como o mais jovem na história do clube a balançar as redes nas duas primeiras partidas com o time.

Gabriel Jesus já alertou para o potencial da joia em entrevista ao site “Standard”, e pontuou ser “uma questão de tempo” até o meia brilhar.

— Eu estive com alguns jovens especiais, como Phil (Foden) e com Cole (Palmer) e também (James) McAtee no City. Ele (Nwaneri) é muito bom. Então, ver Ethan treinando e em jogos, é bom, porque eu sou fã de futebol. Quando vejo um jovem com essa qualidade, fico feliz —, analisou o brasileiro.

James McAtee

James McAtee em partida do Manchester City na Champions League
James McAtee em partida do Manchester City na Champions League (Foto: Sportsphoto/Imago)

Gabriel Jesus também colocou McAtee como um dos jovens talentosos que teve ao lado, e o inglês é considerado uma das estrelas em ascensão do futebol britânico.

O meia-atacante de 22 anos foi revelado nas categorias de base do City e emprestado ao Sheffield United por duas temporadas entre 2022 e o primeiro semestre de 2024. Na campanha atual, foi reintegrado ao elenco de Pep Guardiola, mas não tem muita rodagem.

O que pode mudar o cenário é a possível reformulação no elenco dos Citizens. O “The Athletic” afirmou haver a possibilidade de o clube abrir mão de veteranos e dar mais chances às promessas em 2025 e, ao levar em conta o prestígio de McAtee com o técnico, o próximo ano tem tudo para ser sua virada de chave no time.

— Acredito que ele pode jogar mais do que realmente joga aqui. Espero que os minutos ajudem a mostrar que ele faz parte disso. Claro, não será muito regular nesta temporada, mas em muitos jogos ele nos ajudará. Sempre posso contar com ele —, disse Guardiola sobre James McAtee em entrevista coletiva em outubro.

Luis Guilherme

Luis Guilherme West Ham
Luis Guilherme em ação pelo West Ham (Foto: Icon Sport)

Outra joia que aguarda mais chances na Premier League é o brasileiro Luis Guilherme. Aos 18 anos, o atacante chegou ao West Ham em junho de 2024, mas não emplaca sequência sob o comando de Julen Lopetegui.

O jogador fez apenas duas partidas nos Hammers — nenhuma como titular –, e ainda não marcou ou deu assistência. Contudo, o companheiro de clube, Emerson Palmieri, já exaltou o talento do ex-Palmeiras.

— Quando eu vi que anunciaram ele, eu fiquei feliz. É um menino super do bem e a gente está muito feliz com ele —, disse o lateral em entrevista à “ESPN” em setembro.

Além disso, há incerteza quanto ao futuro de Lopetegui no time e, caso haja mudança na comissão técnica, é provável que o brasileiro conquiste mais minutagem.

Amad Diallo

Amad Diallo após marcar em Manchester United x PAOK na Europa League
Amad Diallo após marcar em Manchester United x PAOK na Europa League (Foto: Pro Sports Images/Imago)

Por falar em mudanças técnicas, pode-se dizer que a chegada de Rúben Amorim ao Manchester United ajudou a colocar Amad Diallo novamente em evidência, e o atacante deve brilhar ainda mais no ano que vem.

Amorim tem colocado o marfinense de 22 anos como ala, e amplificou os talentos do jovem ao mexer no posicionamento. Nos quatro primeiros jogos com o técnico português, Diallo registrou três assistências.

Trey Nyoni

Trey Nyoni em campo pelo Liverpool
Trey Nyoni em campo pelo Liverpool (Foto: Icon Sport)

O maior rival dos Red Devils, Liverpool, também ostenta um jovem talento com potencial de brilhar no futebol inglês. Trey Nyoni, de 17 anos, é meio-campista das categorias de base dos Reds que já figurou no time principal.

Nyoni se tornou o mais jovem atleta a disputar uma partida da Copa da Inglaterra (FA Cup) pelo clube de Merseyside ao entrar no jogo contra o Southampton em fevereiro de 2024. Na ocasião, a joia tinha 16 anos e 243 dias.

O meia inglês também fez a pré-temporada 2024/25 com a equipe profissional nos Estados Unidos e balançou as redes no amistoso entre Liverpool e Sevilla em Anfield. Em outubro, foi relacionado pelo técnico Arne Slot para o jogo contra o Bologna na Champions League e esteve em campo na FA Cup.

Estêvão

Estêvão Palmeiras Chelsea
Estêvão comemorando gol pelo Palmeiras (Foto: Icon Sport)

Por fim, Estêvão, promessa brasileira que vai se unir ao elenco de Enzo Maresca no Chelsea a partir do meio do ano de 2025, após o Mundial de Clubes. O “The Guardian” já destacou que o desempenho da joia de 17 anos é considerado superior ao de Vini Jr. e Endrick com a mesma idade.

Além disso, o ponta é frequentemente apontado como o melhor talento do futebol nacional desde Neymar, e até ultrapassou uma marca do craque ex-Santos no dia 20 de outubro, ao atingir 18 participações em gols e se tornar o jogador de 17 anos a ter mais tentos e assistências em uma mesma temporada do Campeonato Brasileiro.

— Ele está tendo um desempenho fantástico, mas infelizmente está tendo esse desempenho lá e não aqui —, brincou Maresca em entrevista coletiva.

— Vamos esperar até o próximo verão, quando ele chegar, mas estamos muito contentes com a forma que ele está fazendo as coisas —, complementou.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.