A Premier League deve anunciar no início na próxima da semana as datas das rodadas que serão disputadas durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024.
A expectativa é grande porque o anúncio pode ter uma novidade. A liga planeja marcar um dos jogos da 18ª rodada para o dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Caso confirmada, será a primeira vez que a Premier League terá um jogo na véspera de Natal desde 1995.
De acordo com o jornalista Liam Keen, correspondente do Wolverhampton no jornal “Express & Star”, a partida deve ser Wolves x Chelsea.
A 18ª rodada, penúltima do primeiro turno, é a que antecede a famosa rodada do Boxing Day, que tem jogos acontecendo no dia 26 de dezembro, como é tradicional na Inglaterra há vários anos.
O último jogo da liga que aconteceu na véspera de Natal foi uma vitória do Leeds United por 3 a 1 contra o Manchester United, no dia 24 de dezembro de 1995.
Novidade na Premier League gera críticas de torcedores
A partida não foi nem confirmada ainda e já resultou em críticas dos torcedores ingleses. A Football Supporters’ Association, associação de torcedores do país, divulgou um comunicado no qual diz que o jogo na véspera do Natal “é um presente indesejado que nenhum fã pediu“.
— Esse jogo colocaria muitos torcedores numa escolha impossível entre ir ao jogo ou passar as festividades com a sua família. É ainda mais desafiador ao se considerar que a véspera de Natal cai num domingo neste ano — diz a nota da FSA.
Christmas Eve football?
A massive kick in the teeth for supporters as football once again says it will put broadcasters first. It’s the present no matchgoer wanted.
More: https://t.co/yPbukd6ogP pic.twitter.com/cINCffkFct
— The FSA (@WeAreTheFSA) October 20, 2023
A associação ressalta que o jogo na véspera não seria o mesmo do Boxing Day — ou seja, seria mais uma data festiva ocupada pelo calendário do futebol “que somente tornaria as coisas muito mais difíceis para quem vai às partidas”.
— Os jogos do Boxing Day já trazem seus próprios desafios logísticos, particularmente para quem viaja longas distâncias, mas é uma tradição aceitável que acontece DEPOIS do Natal, e não antes. E o Boxing Day já é um feriado nacional, outra diferença essencial — conclui a nota.
A FSA recebeu o apoio da principal comunidade de torcedores do Wolverhampton, o grupo Wolves 1877 Supporters Trust, que divulgou outra nota dizendo que “o provável calendário demonstra a completa falta de consideração e respeito pelos fãs“.