Premier League pode marcar jogo para a véspera de Natal e é criticada por torcedores

4 minutos de leitura

A Premier League deve anunciar no início na próxima da semana as datas das rodadas que serão disputadas durante os meses de dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

A expectativa é grande porque o anúncio pode ter uma novidade. A liga planeja marcar um dos jogos da 18ª rodada para o dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Caso confirmada, será a primeira vez que a Premier League terá um jogo na véspera de Natal desde 1995.

De acordo com o jornalista Liam Keen, correspondente do Wolverhampton no jornal “Express & Star”, a partida deve ser Wolves x Chelsea.

A 18ª rodada, penúltima do primeiro turno, é a que antecede a famosa rodada do Boxing Day, que tem jogos acontecendo no dia 26 de dezembro, como é tradicional na Inglaterra há vários anos.

O último jogo da liga que aconteceu na véspera de Natal foi uma vitória do Leeds United por 3 a 1 contra o Manchester United, no dia 24 de dezembro de 1995.

Novidade na Premier League gera críticas de torcedores

A partida não foi nem confirmada ainda e já resultou em críticas dos torcedores ingleses. A Football Supporters’ Association, associação de torcedores do país, divulgou um comunicado no qual diz que o jogo na véspera do Natal “é um presente indesejado que nenhum fã pediu“.

Esse jogo colocaria muitos torcedores numa escolha impossível entre ir ao jogo ou passar as festividades com a sua família. É ainda mais desafiador ao se considerar que a véspera de Natal cai num domingo neste ano — diz a nota da FSA.

A associação ressalta que o jogo na véspera não seria o mesmo do Boxing Day — ou seja, seria mais uma data festiva ocupada pelo calendário do futebol “que somente tornaria as coisas muito mais difíceis para quem vai às partidas”.

Os jogos do Boxing Day já trazem seus próprios desafios logísticos, particularmente para quem viaja longas distâncias, mas é uma tradição aceitável que acontece DEPOIS do Natal, e não antes. E o Boxing Day já é um feriado nacional, outra diferença essencial — conclui a nota.

A FSA recebeu o apoio da principal comunidade de torcedores do Wolverhampton, o grupo Wolves 1877 Supporters Trust, que divulgou outra nota dizendo que “o provável calendário demonstra a completa falta de consideração e respeito pelos fãs“.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]