De brasileiro a alvo do Corinthians: 8 ex-jogadores da Premier League que estão livres no mercado

10 minutos de leitura

A janela de transferências de verão se aproxima e os times europeus correm contra o tempo para reforçar o elenco. Com a possibilidade de os clubes pouparem fundos para fugir de punições do fair play financeiro, os jogadores livres no mercado podem ser uma ótima alternativa de negócio.

Entre as opções estão alguns atletas com passagem pela Premier League e que podem assinar com um novo clube em breve.

De olho no mercado da bola, a PL Brasil separou alguns nomes que passaram pelo futebol inglês e estão livres no mercado para assinar de graça com qualquer time na próxima janela.

Jogadores livres no mercado do meio de 2024

Alexis Sánchez

Em 2014, chegou à Premier League para jogar no Arsenal. Rapidamente ele ganhou a posição de titular e foi considerado um dos destaques do time, conduzindo a campanha vitoriosa da Copa da Inglaterra.

No entanto, a situação do jogador começou a desandar a partir de 2018. Naquele ano, Sánchez foi trocado pelos Gunners e assinou com o Manchester United, que cedeu Mkhitaryan. Um ano depois ele foi emprestado à Inter de Milão, sendo comprado em definitivo em 2020.

O primeiro ano do chileno com a Inter foi promissor, mas ele não conseguiu manter o rendimento. Enfrentando problemas com lesões, acabou perdendo espaço entre os titulares. Em 2022, assinou com o Olympique de Marseille e, um ano depois, retornou à Internazionale. Ele não irá seguir na equipe italiana ao final do contrato, que encerra em junho de 2024, segundo informou o especialista em mercado Fabrizio Romano.

Erik Lamela

Outro nome um tanto quanto conhecido na Premier League e que tem enfrentado problemas nos últimos anos é Erik Lamela. O argentino foi formado no River Plate e passou pela Roma, mas ganhou destaque no cenário europeu com a camisa do Tottenham.

Lamela assinou como reforço dos Spurs em 2013 e viveu altos e baixos. Na Inglaterra, lutou para conseguir uma sequência em campo, convivendo com as lesões. A mais grave veio em 2016/17, no quadril, sendo necessário passar por duas cirurgias e ficar afastado por um ano.

Mesmo com os problemas físicos, o atacante foi um nome importante para os Spurs. O destaque veio em 2020/21, quando marcou um gol de letra no clássico contra o Arsenal. Ele ainda ganhou o prêmio de gol mais bonito de março de 2021 da Premier League, mais bonito da temporada inglesa e o Prêmio Puskás.

A passagem de Lamela pela Inglaterra se encerrou em 2021. O jogador foi negociado com o Sevilla e conseguiu se estabilizar entre os titulares, mas voltou a enfrentar problemas com lesões, que se intensificaram na temporada 2023/2024.

O contrato do jogador com o Sevilla termina em junho de 2024, mas ele não irá renovar com a equipe. Nas últimas semanas, o Corinthians chegou a negociar com Lamela.

Mario Balotelli

Em agosto de 2010, Balotelli foi anunciado pelo Manchester City e em dezembro recebeu o prêmio Golden Boy, dado ao melhor jogador jovem atuando no futebol europeu.

Apesar dos gols decisivos, o temperamento forte foi crucial para encerrar a passagem do atacante pelo City. Em 2013, ele retornou à Itália, dessa vez como jogador do Milan, mas as polêmicas não acabaram.

Balotelli fez uma segunda passagem pela Premier League, mas como jogador do Liverpool em 2014. Entretanto, não conseguiu repetir o mesmo desempenho dos tempos do City e foi emprestado ao Milan. Depois disso, ele passou por Nice, Olympique de Marseille, Brescia, Monza, Adana Demirspor e Sion.

Desde 2023, o italiano veste a camisa do Adana Demirspor, a segunda passagem pelo clube. Mesmo marcando sete gols em 16 jogos, não irá seguir na equipe para a próxima temporada e ficará livre no mercado. Na última semana, em uma live no Instagram de Aguero, Balotelli revelou que seu sonho é jogar no Boca Juniors.

Roberto Pereyra

Outro jogador sul-americano e que pode pintar no continente é Roberto Pereyra. Em 2016, foi negociado com o Watford, onde conseguiu regularidade, permanecendo no time até 2020.

O meia argentino optou por retornar à Itália e assinou com a Udinese, onde está desde então. No ano passado, o Palmeiras tentou a contratação do jogador, que optou pela renovação com o clube italiano.

Roberto Pereyra em campo pela Udinese
Roberto Pereyra em campo pela Udinese. Foto: Icon Sport

Gabriel Paulista

Em janeiro de 2015, o brasileiro optou por deixar a Espanha e assinar com o Arsenal, trabalhando ao lado de Arsène Wenger. Rapidamente ele ganhou espaço entre os titulares e ajudou a equipe em algumas temporadas.

A passagem do zagueiro pela Inglaterra durou pouco mais de dois anos, quando em agosto de 2017 ele optou por retornar à Espanha. Dessa vez, Gabriel assinou como reforço do Valencia, onde conseguiu se estabelecer como um dos titulares do time. Em janeiro de 2024 o jogador rescindiu com o clube e reforçou o Atlético de Madrid, em contrato válido até o dia 30 de junho. Portanto, ao final do próximo mês, o brasileiro ficará livre no mercado.

Keylor Navas

Uma ótima opção para o gol é Keylor Navas. Em janeiro de 2023 assinou com o Nottingham Forest por empréstimo, mas não foi adquirido pelo clube em definitivo, embora tenha apresentado por desempenho. Ele retornou ao clube parisiense, mas recentemente confirmou que irá deixar a equipe ao final do contrato, ficando livre no mercado.

Nicolas Pépé

O desempenho de Pépé no Lille despertou o interesse do Arsenal, que desembolsou 80 milhões de euros (na época, R$ 338 milhões) para contratar o jogador em 2019. Ele é a segunda contratação mais cara do clube, atrás apenas de Declan Rice.

No entanto, o marfinense não conseguiu se firmar na equipe e repetir o desempenho dos tempos de Lille. Em 2022 ele chegou ao Nice por empréstimo, mas desde 2023 defender o Trabzonspor, da Turquia, depois de ser liberado de graça pelos Gunners. O contrato com o clube turco encerra no final da temporada e o ponta ficará livre no mercado.

Nicolas Pépé em ação pelo Arsenal
Nicolas Pépé fez ótima Ligue 1 pelo Lille, foi comprado a peso de ouro pelo Arsenal, mas nunca conseguiu repetir o desempenho que teve na França. Por isso, é considerado um “flop” (Foto: Icon Sport)

Michy Batshuayi

Michy Batshuayi conseguiu um início promissor na carreira, mas tem lutado para se estabilizar em uma equipe. O atacante belga passou por Standard de Liège e Olympique de Marseille, até que em 2016 foi contratado pelo Chelsea.

As expectativas em torno de Batshuayi em Stamford Bridge eram altas, porém o jogador não conseguiu corresponder às expectativas. Em 2018 foi emprestado ao Borussia Dortmund, mas retornou à Inglaterra depois de sofrer uma lesão no tornozelo.

Ainda em 2018, depois de recuperado, o atacante foi emprestado novamente, dessa vez para o Valencia, onde também não conseguiu se firmar entre os titulares. A situação começou a melhorar a partir de 2019, quando assinou também por empréstimo com o Crystal Palace. Um ano depois os Eagles renovaram o acordo pelo jogador.

A passagem de Batshuayi pela Premier League encerrou em 2021, quando foi negociado para o Besiktas. Na Turquia, ele conseguiu bons números, mas foi comprado por outro clube do país. Em 2022, o Chelsea acertou a venda do atacante para o Fenerbahçe. No entanto, o contrato encerra no dia 30 de junho e pode assinar com outro time, sendo agente livre no mercado.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.