Jay-Z, Sheik que mirou o United e mais quatro querem comprar clube gigante da Premier League

8 minutos de leitura

O Tottenham virou assunto recentemente por conta de um interesse repentino sobre a compra do clube. Entre os interessados, Amanda Staveley, ex-diretora do Newcastle, foi a primeira a falar abertamente sobre o tema.

Agora, diversos interessados surgiram para o clube londrino, incluindo o Sheikh Jassim bin Hamad Al Thani, bilionário do Catar que tentou comprar o Manchester United nos últimos meses, e até o rapper Jay-Z.

O Tottenham está à venda?

Em abril deste ano, Daniel Levy, presidente do clube inglês, anunciou que os Spurs estavam em busca de investimentos. O executivo preside o clube desde 2001 e também é detentor de 30% das ações do Tottenham.

Ele avalia o clube em cerca de 3,75 bilhões de libras. Caso alguém chegue neste valor, seria um recorde para um clube de futebol — para comparação, 25% do Manchester United foi comprado por Jim Ratcliffe por 1,3 bilhão de libras.

Torcida do Tottenham no Tottenham Hotspur Stadium
Torcida do Tottenham no Tottenham Hotspur Stadium. (Foto: Icon Sport)

Segundo o site inglês “TBR Football”, são cinco principais interessados no clube londrino. A ideia é de um investimento minoritário (compra de 10 a 25%), assim como no caso do United.

No entanto, ainda existem grupos de investimento dispostos a cogitar uma compra total do clube, o que, imagina-se, faria o preço aumentar em níveis ainda maiores.

Os interessados em comprar o Tottenham

Amanda Staveley

A ex-diretora do Newcastle levantou 500 milhões de libras para um novo investimento em futebol. A imprensa inglesa indica que ela possa tentar comprar os Spurs antes mesmo do final do ano.

Staveley fazia parte do conselho dos Magpies durante a aquisição do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, em novembro de 2021. E sua ligação com o Oriente Médio pode ajudá-la na aquisição do clube londrino.

Isso porque, segundo o site, a executiva enfrentou vários problemas legais e financeiros nos últimos anos e qualquer investimento no Tottenham viria de seu contato com investidores do Oriente Médio, e não de sua fortuna pessoal.

Qatar Sports Investment

Nasser AL-Khelafi, presidente do PSG, no tapete vermelho do Fifa The Best (Photo by Hugo Pfeiffer/Icon Sport)
Nasser AL-Khelafi, presidente do PSG (Foto: Icon Sport)

O grupo é comandado por Nasser Al-Khelaifi, presidente do PSG. Além de presidente, ele é indiretamente o dono da equipe francesa, uma vez que sua empresa comprou o clube na década passada.

A QSI foi ligada à compra de uma participação do Tottenham no ano passado, mas isso nunca se consolidou. Além disso, Daniel Levy, presidente dos Spurs, tem ligação com Al-Khelaifi há alguns anos.

MSP Sports Capital

A empresa de Nova Iorque tem sido ligada a clubes da Premier League nos últimos anos — o Everton foi o principal alvo, mas o grupo não prosseguiu com a aquisição.

Segundo o TBR Football, anteriormente, a MSP Sports Capital estava interessada em uma aquisição completa do Tottenham. O site afirma que eles avançaram no processo, mas não chegaram a apresentar uma oferta formal.

Jahm Najafi e Jeff Moorad, dois dos investidores mais poderosos do esporte, são os principais nomes da MSP. A dupla já investiu em cinco clubes de futebol, além da McLaren Racing e os X Games.

Sheik Jassim

August 26, 2024, Tehran, Iran: Qatari Prime Minister and Foreign Minister Sheikh MOHAMMED BIN ABDULRAHMAN BIN JASSIM AL
Sheik Jassim (Foto: Imago)

O bilionário do Catar perdeu a disputa pela compra do Manchester United para Sir Jim Ratcliffe, mas tem sido ligado à compra dos rivais de Londres desde então.

Jassim tem uma fortuna avaliada em cerca de 2 bilhões de libras, mas sua família, a monarquia do Catar, tem cerca de 275 milhões de libras sob o seu controle.

Liberty Media

A Liberty Media já esteve ligada à Formula 1, MotoGP e tem participação na Kroenke Arena Company, que controla as arenas do Denver Nuggets, da NBA, e do Colorado Avalanche, na NHL.

Além disso, a Kroenke é comandada por Stan Kroenke, dono do Arsenal — mas, apesar da ligação da Liberty Media com a empresa, não quer dizer que a Kroenke comandaria o Tottenham.

Por outro lado, os Spurs e a Liberty têm ligação por conta da relação do clube com a Formula 1, que realiza experiências de kart no estádio do clube londrino.

Jay-Z

Jay-Z em evento da Sony Pictures
Jay-Z em evento da Sony Pictures. Foto: (IMAGO/Billy Bennight)

O rapper tem feito investimentos surpreendentes no esporte nos últimos anos. Ele abriu a Roc Nation Sports e comprou a TFM Agency, uma das principais empresas de agenciamento de atletas do Brasil.

Agora, Jay-Z representa nomes como Kevin De Bruyne, Vinícius Júnior e Endrick. E, coincidentemente, a Roc Nation Sports também agencia vários jogadores da base do Tottenham.

.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]