A Premier League anunciou nesta quinta-feira (9) os indicados ao prêmio de Jogador da Temporada da liga. Entre os concorrentes, Erling Haaland, do Manchester City, e Cole Palmer, do Chelsea, estão na lista.
O anúncio foi divulgado no site e nas redes sociais da entidade. São oito indicados ao total: além dos artilheiros de City e Chelsea, Phil Foden, Alexander Isak, Martin Odegaard, Declan Rice, Virgil van Dijk e Ollie Watkins também concorrem.
A premiação de melhor do ano na Premier League
O público geral tem até a próxima segunda-feira (13) para votar. Os votos serão válidos até o meio dia no horário britânico (8h no horário de Brasília) e devem ser feitos através do site oficial da EA Sports, que patrocina o prêmio.
Os votos do público serão combinados com os de um painel de especialistas da Premier League para definir o vencedor. O jogador premiado será revelado no sábado, 18 de maio.
Phil Foden – Manchester City
O jovem da base dos Citizens tem crescido a cada temporada e atingiu seu melhor desempenho como profissional. Ele contribuiu diretamente para 24 gols na temporada, seu recorde pessoal.
Foden aproveitou a lesão de De Bruyne e se tornou peça fundamental no elenco de Pep Guardiola, e concorre ao seu primeiro prêmio de Jogador da Temporada.
Erling Haaland – Manchester City
O centroavante pode conquistar seu segundo prêmio de Jogador da Temporada consecutivo na liga. Ele levou o da última edição, na sua estreia na Premier League, ao quebrar o recorde de artilharia do campeonato.
Ele segue como o artilheiro da atual temporada, com 25 gols em apenas 28 partidas, e está quatro gols à frente na corrida pela Chuteira de Ouro. Além disso, com suas cinco assistências, é um dos três na liga a chegar a 30 participações de gols.
Alexander Isak – Newcastle
O artilheiro dos Magpies faz uma de suas melhores temporadas na carreira. São 21 participações em gols em 27 partidas, e sua média de minutos por gol de 101,3 é a segunda melhor, atrás apenas de Haaland (91,8).
Apesar do ano difícil da equipe, Isak foi o grande destaque. Além disso, é o primeiro jogador do Newcastle desde Alan Shearer (2003/04) a marcar 20 gols em uma temporada de Premier League.
Martin Odegaard – Arsenal
Concorrendo mais uma vez ao prêmio, o capitão do Arsenal foi novamente um pilar para a corrida pelo título da equipe. Foram oito gols, oito assistências e 94 chances criadas até o momento.
Declan Rice – Arsenal
Em sua primeira temporada nos Gunners, Rice teve uma excelente campanha e se tornou um volante versátil. Participou de 15 gols na temporada, além de toda sua contribuição defensiva. Possivelmente o principal jogador da posição.
Cole Palmer – Chelsea
Cria da base do City, o meia teve sua temporada de “explosão” em 2023;24. O principal jogador de um inconstante Chelsea aos 22 anos, ele já ultrapassou marcas de Lampard e Drogba em gols em um único ano, com 21 gols.
Virgil van Dijk – Liverpool
O zagueiro dos Reds voltou a atingir grande nível e ajudou a equipe a brigar pelo título até o final da temporada. Aos 32 anos, sofreu apenas dois dribles em toda a temporada e segurou a defesa do Liverpool em meio às recorrentes lesões dos companheiros.
Ollie Watkins – Aston Villa
Atacante do Aston Villa, de 28 anos, é quem tem mais participações em gols na Premier League. É o quarto na artilharia, com 19 gols, e o líder de assistências, com 12. Principal destaque de uma campanha histórica do Aston Villa.