A Premier League concedeu uma das maiores honrarias da liga a treinadores pela primeira vez. Nesta quarta-feira (29), a liga incluiu dois icônicos técnicos da competição em seu Hall da Fama, fato inédito até então.
Sir Alex Ferguson e Arsene Wenger são os novos membros do Hall da Fama da Premier League. Em suas mídias sociais, a liga anunciou a novidade, e justificou que as lendas ajudaram a construir a competição como ela é hoje. A dupla, de fato, faz parte da revolução que aconteceu no futebol inglês da década de 1990 em diante, com adesão de um futebol mais envolvendo, atrativo e competitivo.
Two legends who helped define the Premier League.
Sir Alex Ferguson and Arsene Wenger are the first two inductees of the 2023 #PLHallOfFame pic.twitter.com/fwgwtst5c3
— Premier League (@premierleague) March 29, 2023
Leia mais:
Chelsea: clube pode ser acusado de violar fair play financeiro da Premier League
O maior vencedor da Premier League
Não teria a possibilidade do primeiro técnico a entrar no hall da fama da Premier League não ser Alex Ferguson. Afinal, o escocês fez história no Manchester United por 27 anos e, entre vitórias e derrotas, foi um marco na competição. Ferguson ajudou a construir a identidade da Premier League, e reconstruiu o próprio clube, o transformando numa potência mundial.
Ferguson é o técnico com mais títulos do torneio. São 13 taças, uma diferença grande para o vice-líder Bob Pasley, que marcou época no Liverpool, com seis. O ex-treinador de 81 anos se mostrou honrado com a conquista, mas creditou a todos que fizeram parte do seu dia a dia em Old Trafford de 1986 a 2013.
“Estou realmente encantado por ter entrado para o Hall da Fama da Premier League. É uma honra. Mas isso não é apenas sobre mim como pessoa. É sobre o trabalho no Manchester United e o vínculo que tivemos ao longo de muitos anos. Também estou orgulhoso do clube, da equipe e dos meus jogadores”, comentou.

Uma mente fora da caixa
O francês Arsene Wenger não foi tão vencedor quanto Ferguson, mas se tornou uma das maiores referências quando o assunto é pensar o futebol. Durante seus 22 anos pelo Arsenal, o técnico montou esquadrões, lapidou craques, encantou o mundo, venceu três vezes a Premier League e mudou o patamar do clube.
O comandante se tornou uma referência do jogo bonito e, não à toa, é hoje chefe de Desenvolvimento Global de Futebol da FIFA. O veterano é uma das mentes que pensam os rumos que o esporte deve tomar.
🗓 #OnThisDay in 1996, Arsène Wenger became the new manager of Arsenal Football Club ❤️ pic.twitter.com/eZpDGzTOZO
— Arsenal (@Arsenal) October 1, 2020
Alex Ferguson e Arsene Wenger na Premier League
Ferguson (1986-2013)
- 810 jogos
- 528 vitórias
- 168 empates
- 144 derrotas
- 13 títulos
Wenger (1996-2018)
- 828 jogos
- 476 vitórias
- 199 empates
- 153 derrotas
- 3 títulos
Os dois ícones lideram o ranking de técnicos com mais partidas disputadas na Premier League, com o francês levando vantagem.