A Premier League divulgou a indicação de 15 lendas para as próximas três vagas do Hall da Fama, nesta quinta-feira (30). A liga promoverá a inserção dos novos membros da honraria após votação com participação popular. Ex-craques de Manchester United, Newcastle, Tottenham, Manchester City, Chelsea, Arsenal e Liverpool representam os clubes na disputa.
Na última quarta-feira (29), a Premier League incluiu, de forma inédita, dois treinadores ao Hall da Fama. Alex Ferguson e Arsene Wenger, ícones de Manchester United e Arsenal, respectivamente, foram homenageados. Agora, a competição abre espaço para mais jogadores históricos serem condecorados. A última sessão de inclusões foi em abril de 2022.
A votação pode ser feita no site da Premier League.
Introducing your 2023 #PLHallOfFame nominees 📣
Vote for your 3️⃣: https://t.co/cVUsRGi8Vs pic.twitter.com/DHYhP3Uhnw
— Premier League (@premierleague) March 30, 2023
United domina
Maior campeão da história da Premier League, o Manchester United tem seis ídolos na lista de indicados. Pilares da mudança de patamar do clube nos anos 90, o atacante Andy Cole e o lateral-direito Gary Neville estão entre os nomes. Além deles, os ídolos mais recentes Nemanja Vidic, Michael Carrick e Rio Ferdinand também participam da concorrência.
Gary Neville made the first of his 602 appearances for #mufc on this day in 1992, against Torpedo Moscow. pic.twitter.com/BjPNnO7dr7
— Manchester United (@ManUtd) September 16, 2015
Chelsea referência na defesa
Os Blues até hoje se orgulham do recorde de time com menos gols sofridos em uma edição de Premier League. Durante o título de 2005, o Chelsea tomou apenas 15 gols, muito por conta de Pter Cech e Jhon Terry. Posteriormente, quem chegou para fortalecer a defesa do clube foi o lateral-esquerdo Ashley Cole, que também fez história no Arsenal. Os três estão presentes na disputa.

Ataque vermelho
De fato, o Liverpool passou anos de vacas magras na Premier League antes da gestão de Jürgen Klopp. Porém, mesmo atravessando o jejum e fases ruins, os Reds conseguiram ter craques no período. São os casos de Michael Owen e Robbie Fowler, atacantes históricos da competição. Owen ainda passou por Newcastle, Manchester United e Stoke Ciy, enquanto Fowler defendeu Blackburn, Leeds e Manchester City.
Michael Owen retires after 150 goals in 326 appearances – the 7th highest #BPL goalscorer of all time. pic.twitter.com/WhJ7eZeCh5
— Premier League (@premierleague) May 19, 2013
Pilares do Arsenal
Se Arsene Wenger entrou para o Hall da Fama da Premier League, muito se deve as lendas que ele teve na mão enquanto treinou o Arsenal. Duas delas foram indicadas à premiação. Os defensores Tony Adams e Sol Campbell, multivencedores pelo clube, representam os Gunners na votação.

Ídolos solitários
Sozinhos, Les Ferdinand, Yaya Touré e Jermaine Defoe representam Newcastle, Manchester City e Tottenham, respectivamente. Enquanto o marfinense defendeu apenas os Citizens na liga, Defoe passou por diversas outras equipes, como Sunderland e Portsmouth. Ferdinand também não ficou atrás e rodou por vários times, antes e depois de fazer história nos Magpies.
#OnThisDay in 1995, Les Ferdinand moved to @NUFC ⚫️⚪️
He went on to score 41 goals in 68 #PL games with the Magpies 👏 pic.twitter.com/qQI4p0INpF
— Premier League (@premierleague) June 7, 2017
O Hall da Fama da Premier League conta atualmente com Thierry Henry, Alan Shearer, David Beckham, Dennis Bergkamp, Eric Cantona, Steven Gerrard, Roy Keane, Frank Lampard, Patrick Vieira e Wayne Rooney, Didier Drogba, Vincent Kompany, Peter Schmeichel, Paul Scholes, Ian Wright e Sergio Agüero.