Premier League: Hall da Fama tem 15 candidatos para novas três vagas

3 minutos de leitura

A Premier League divulgou a indicação de 15 lendas para as próximas três vagas do Hall da Fama, nesta quinta-feira (30). A liga promoverá a inserção dos novos membros da honraria após votação com participação popular. Ex-craques de Manchester United, Newcastle, Tottenham, Manchester City, Chelsea, Arsenal e Liverpool representam os clubes na disputa.

Na última quarta-feira (29), a Premier League incluiu, de forma inédita, dois treinadores ao Hall da Fama. Alex Ferguson e Arsene Wenger, ícones de Manchester United e Arsenal, respectivamente, foram homenageados. Agora, a competição abre espaço para mais jogadores históricos serem condecorados. A última sessão de inclusões foi em abril de 2022.

A votação pode ser feita no site da Premier League.

United domina

Maior campeão da história da Premier League, o Manchester United tem seis ídolos na lista de indicados. Pilares da mudança de patamar do clube nos anos 90, o atacante Andy Cole e o lateral-direito Gary Neville estão entre os nomes. Além deles, os ídolos mais recentes Nemanja Vidic, Michael Carrick e Rio Ferdinand também participam da concorrência.

Chelsea referência na defesa

Os Blues até hoje se orgulham do recorde de time com menos gols sofridos em uma edição de Premier League. Durante o título de 2005, o Chelsea tomou apenas 15 gols, muito por conta de Pter Cech e Jhon Terry. Posteriormente, quem chegou para fortalecer a defesa do clube foi o lateral-esquerdo Ashley Cole, que também fez história no Arsenal. Os três estão presentes na disputa.

Terry e Cech marcaram época no Chelsea – Foto: Chelsea

Ataque vermelho

De fato, o Liverpool passou anos de vacas magras na Premier League antes da gestão de Jürgen Klopp. Porém, mesmo atravessando o jejum e fases ruins, os Reds conseguiram ter craques no período. São os casos de Michael Owen e Robbie Fowler, atacantes históricos da competição. Owen ainda passou por Newcastle, Manchester United e Stoke Ciy, enquanto Fowler defendeu Blackburn, Leeds e Manchester City.

Pilares do Arsenal

Se Arsene Wenger entrou para o Hall da Fama da Premier League, muito se deve as lendas que ele teve na mão enquanto treinou o Arsenal. Duas delas foram indicadas à premiação. Os defensores Tony Adams e Sol Campbell, multivencedores pelo clube, representam os Gunners na votação.

Campbell era sinônimo de segurança ao Arsenal – Foto: Premier League

Ídolos solitários

Sozinhos, Les Ferdinand, Yaya Touré e Jermaine Defoe representam Newcastle, Manchester City e Tottenham, respectivamente. Enquanto o marfinense defendeu apenas os Citizens na liga, Defoe passou por diversas outras equipes, como Sunderland e Portsmouth. Ferdinand também não ficou atrás e rodou por vários times, antes e depois de fazer história nos Magpies.

O Hall da Fama da Premier League conta atualmente com Thierry Henry, Alan Shearer, David Beckham, Dennis Bergkamp, Eric Cantona, Steven Gerrard, Roy Keane, Frank Lampard, Patrick Vieira e Wayne Rooney, Didier Drogba, Vincent Kompany, Peter Schmeichel, Paul Scholes, Ian Wright e Sergio Agüero.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.