Premier League faz mudanças drásticas em relação a propriedade e funcionamento de clubes

2 minutos de leitura

Premier League: para os fãs da amada liga nacional da Inglaterra, preparem os corações. A liga passará por mudanças enormes. Em um documento vazado para a mídia inglesa, novas regras a serem garantidas por um novo moderador reestruturará toda a Premier League como conhecemos hoje.

Para que os clubes tenham a licença para poderem exercer suas atividades em pleno funcionamento, será necessário que cumpram certas condições. Os clubes das primeiras cinco séries da Inglaterra que não obedecerem às leis que serão criadas sofrerão com sanções.

Para obter a licença, algumas condições precisam ser atendidas pelos times. São elas:

1. Estabilidade Financeira

A regra é clara: os times vão precisar provar que têm fundos suficientes e além disso, devem seguir novo código que visa assegurar a estabilidade e segurança financeira.

2. Donos aptos e adequados

premier league abramovich
Abramovich sofreu sanções que tiveram consequências no Chelsea. Foto: Anthony Anex/EPA.

Para prevenir que figuras de autoridade nos times coloquem os clubes em posições delicadas. Situações como a do Chelsea, que sofreu por conta de sanções impostas a Abramovich, não acontecerão. O time seguiu com a ajuda de aparelhos, sem direitos de fazerem lucros, podendo capitalizar apenas o necessário para manter o clube em jogo.

Essa regra também serve para assegurar o impedimento de formação e manutenção de oligarquias na direção dos times da Premier League.

3. Poder dos fãs

A partir do momento da instalação do novo regulamento, os fãs poderão opinar e decidir diretamente em questões do clube. Dessa forma, os colaboradores vão ter a capacidade de impedir que os diretores tomem decisões drásticas e que afetem a cultura e herança do time, como trocas de logos ou cores.

4. Ligas e campeonatos aprovados

premier league
Fãs protestam contra a criação da Europe Super League. Foto: Getty.

Equipes poderão competir apenas em torneios que tenham sido aprovados pelo moderador. Essa regra impede que os clubes participem de novos campeonatos elitistas.

Algumas outras mudanças incluem o fato de que os times pagarão impostos anuais proporcionais ao seu tamanho e faturamento, para fundar o moderador que instaurar as regras.

Resumindo a nova Premier League

premier league
Foto: Divulgação/Premier League.

O novo regulamento irá assegurar à Premier League a maior participação de torcedores na tomada de decisões nos clubes; diretores e presidentes que estão completamente aptos para assumir os times, sem chances de apresentarem riscos às equipes e as deixarem à beira de colapso; ligas elitistas não terão chance, já que os clubes poderão tomar parte apenas em campeonatos aprovados.

Lembrando que apenas se atenderem todas as condições acimas é que os times poderão obter a licença para exercer suas atividades. Caso não cumpram com as regras, o moderador pode e vai aplicar restrições às equipes.

Foto em destaque: Divulgação/Premier League.

Tayná Freitas
Tayná Freitas

Graduanda de jornalismo na UFG, com experiência em rádio, assessoria, fotografia e jornalismo digital. Apaixonada em surf, mas o futebol tem cheirinho de casa. Comecei transmitindo jogos locais na faculdade e agora me arrisco nos palpites do futebol europeu.