Premier League toma decisão polêmica sobre Fair Play Financeiro

3 minutos de leitura

A Premier League tomou uma decisão importante sobre as regras de Lucro e Sustentabilidade, também conhecido como Fair Play Financeiro ou PSR.

As atuais regras financeiras da competição vão continuar em vigor na próxima temporada. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (13) em reunião realizada em Londres.

De acordo com o “The Athletic”, nenhuma votação foi realizada, mas os representantes dos principais times da Premier League concordaram em continuar as discussões sobre o novo regulamento financeiro. Eles acreditam que as novas regras não estarão prontas a tempo para o início da temporada 2025/26.

Ou seja, a regra que permite os clubes apresentarem um prejuízo de no máximo 105 milhões de libras no ciclo de três anos continua em vigor.

O possível novo Fair Play Financeiro da Premier League

A ideia dos clubes da Premier League é utilizar uma regra semelhante a da Uefa. Está em discussão a implementação do índice de custo de elenco, chamado de SCR.

A proposta do SCR é limitar os clubes a gastarem 85% de sua receita em transferências, salários de jogadores e taxas de agentes. Na Uefa, esse número é de 70%.

Além disso, também está sendo discutido a ancoragem. Essa proposta limita os gastos dos principais clubes em cinco vezes o valor que o último colocado da Premier League recebe sobre os direitos de transmissão de TV.

Na semana passada, o “The Athletic” divulgou que o Players' Football Association, o sindicato dos jogadores, ameaçou entrar com um processo contra a Premier League caso ela aprove o SCR.

Bandeira com a logo da Premier League
Bandeira com a logo da Premier League (Foto: IMAGO/Mike Egerton)

United emite nota sobre Fair Play Financeiro da Premier League

Alguns clubes como Manchester United, Aston Villa e Newcastle demonstram que são contra as atuais regras financeiras da Premier League. Eles alegam que o PSR impede o auto investimento das equipes nas janelas de transferências.

Desde que a INEOS, liderada por Sir Jim Ratcliffe, assumiu as ações do United, uma onda de demissões tomou conta do clube. Recentemente, foi divulgado que diretoria pretende demitir 200 funcionários de uma vez.

Sir Jim Ratcliffe, dono do Manchester United
Sir Jim Ratcliffe, dono do Manchester United (Foto: IMAGO)

No final do mês passado, o United divulgou uma nota para os torcedores explicando sobre as últimas decisões e justificando a falta de contratações.

— Atualmente, estamos tendo um prejuízo significativo a cada ano, totalizando mais de 300 milhões libras nos últimos três anos. Isso não é sustentável e, se não agirmos agora, corremos o risco de não cumprir os requisitos do PSR nos próximos anos, o que pode impactar significativamente nossa capacidade de competir em campo.

No decorrer da temporada passada, dois times foram punidos por violar o Fair Play Financeiro. O Everton chegou a perder dez pontos, mas conseguiu entrar com um recurso e diminuiu a sanção para seis, enquanto a Premier League tirou quatro pontos do Nottingham Forest.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.