Premier League: donos do Vasco se aproximam de acerto por clube

4 minutos de leitura

O fundo de investimentos norte-americano 777 Partners, que é dona do Vasco da Gama desde fevereiro de 2022, pretende expandir em breve seus negócios para a Premier League.

Segundo divulgado pelo jornal britânico “Daily Mail”, a 777 Partners estaria próxima de fechar a compra do Everton, num acordo de 600 milhões de libras que poderia ser fechado até o início da semana que vem.

A única ressalta, no entanto, é que os Toffees não sejam rebaixados para a Championship. O clube atualmente é o primeiro fora da zona de rebaixamento, com apenas um ponto a mais que o Leeds.

De qualquer forma, tudo indica que está chegando ao fim o período do empresário iraniano Farhad Moshiri no comando do Everton. Moshiri, que também já foi dono de uma porcentagem relevante do Arsenal, é um dos donos do clube de Liverpool desde 2016. Inicialmente, ele comprou 49,9% dos Toffees, mas aumentou sua participação para 94% em fevereiro de 2022.

O iraniano é um dos donos de clubes mais criticados pela própria torcida em toda a Inglaterra. Recentemente, ele e outros membros da direção pararam de ir aos jogos no Goodison Park por conta da hostilidade dos fãs.

O fim do reinado de Moshiri tem a 777 Partners como maior candidata a novo dono. Uma segunda proposta foi feita pelo grupo MSP Sports Capital, que também tem suas origens no Irã, mas os norte-americanos são os favoritos na disputa. De acordo com o que foi divulgado no jornal, o Everton quer que o negócio seja concluído na maior velocidade possível.

Os próximos donos terão que arcar não só com os investimentos do clube, mas também com o pagamento das parcelas restantes do novo estádio do Everton. A construção foi orçada em 505 milhões de libras e tem prazo para terminar antes da temporada 2024/25.

Quais são os clubes da 777 Partners?

  • Genoa – Itália
  • Hertha Berlim – Alemanha
  • Red Star – França
  • Vasco da Gama – Brasil
  • Standard de Liege – Bélgica
  • Melbourne Victory – Austrália
  • Sevilla – Espanha (participação minoritária)

O Everton seria o oitavo clube do mundo a ter a 777 Partners como proprietários. A empresa fundada em Miami que tem como principal rosto o empresário Josh Wander se inspirou em grupos como o City Football Grupo e a Red Bull para comprar ações de clubes em diferentes continentes do mundo, seguindo a tendência MCO (‘Multi-Club Ownership’).

Com exceção do Sevilla, o grupo tem ações majoritárias de todos os clubes onde comprou a administração. No Vasco, a empresa acordou pagar R$ 700 milhões por 70% da Sociedade Anônima de Futebol do clube.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]