Premier League tem 1ª troca de técnico da temporada

5 minutos de leitura

A Premier League conheceu nesta terça-feira (5) a sua primeira demissão de treinador da temporada. Em baixa na tabela, o Sheffield United sofreu uma goleada acachapante na rodada e optou por um fato novo. A mudança pode mexer com a vida de um ex-jogador do Flamengo na Terra da Rainha. A torcida dos Blades se manifestou nas redes sociais no último fim de semana cobrando a demissão do treinador.

Em âmbitos gerais, é um contraste gritante em relação à temporada passada. A Premier League de 2022/23 bateu recorde histórico em trocas de treinadores e teve Scott Parker demitido pelo Bournemouth já na quarta rodada.

Sheffield United promove troca no comando, a primeira da Premier League

 Paul Heckingbottom está oficialmente demitido do Sheffield United. A equipe foi goleada pelo Burnley no último sábado (2), por 5 a 0, e caiu para a última posição da Premier League. Os Blades conquistaram apenas cinco pontos na competição e tiveram só uma vitória.

Em entrevista à rádio “TalkSport”, Prince Abdullah, dono do clube, confirmou a decisão de trocar o comando técnico. A demissão era esperada desde o último domingo (3) e faltava apenas a palavra final do proprietário para o martelo ser batido.

A equipe ainda detém o pior ataque (11 gols marcados) e a pior defesa (39 gols sofridos). Com apenas 14 rodadas, o time vermelho e branco tem o rebaixamento à Championship como uma ameaça muito forte, mas ainda crê na permanência.

O novo técnico Sheffield United será Chris Wilder, velho conhecido da torcida. De acordo com o “TalkSport”, o profissional está pronto para retornar ao Bramall Lane por um contrato de 18 meses. Ele já treinou o clube entre 2016 e 2021 e foi o responsável pela brilhante campanha na Premier League de 2019/20. O time ficou em nono, com 54 pontos.

Prince Abdullah também cravou a chegada do comandante de 56 anos por 18 meses. O chefe rasgou elogios ao profissional e destacou o bom relacionamento entre as partes, mesmo com sua saída do clube. A contratação foi oficializada nas redes sociais do Sheffield.

— Chris é praticamente uma honra do clube, faz parte da história do Sheffield United . Uma coisa que sempre gosto de fazer, não só no futebol, mas em todos os meus negócios, é manter um bom relacionamento com meus ex-funcionários, não importa como acabou, acho que você deveria superar isso –, avaliou.

Wilder foi demitido na temporada seguinte, após não conseguir manter o rendimento. Seu substituto foi justamente Paul Heckingbottom, ainda no início de sua carreira. Ele está prestes a deixar o clube depois de 109 jogos, 52 vitórias, 18 empates e 39 derrotas. Heckingbottom tem sido bastante criticado pela torcida dos Blades pelo desempenho péssimo do time.

Como isso pode afetar Vini Souza?

O Sheffield United conta com dois jogadores nascidos no Brasil em seu elenco. Vini Souza e Gustavo Hamer, naturalizado holandês e que não tem relações com o país verde-amarelo. Apesar da péssima campanha da equipe, o volante revelado pelo Flamengo vem fazendo uma boa temporada dentro do possível.

O brasileiro foi titular durante quase toda a Premier League até o momento, mas ficou no banco de reservas diante do Burnley. Um novo comando pode ser positivo para o jogador voltar a confirmar a titularidade absoluta no time. Por outro lado, foi Paul Heckingbottom quem levou Vini Souza ao Sheffield United.

Em entrevista exclusiva à PL Brasil em setembro, Vini destacou a importância do técnico em sua transferência para o futebol inglês. O brasileiro pertencia ao Grupo City e havia defendido o Espanyol na última temporada.

 — Mas quando vi o Sheffield, agarrei essa oportunidade, porque o treinador conversou bastante comigo, ele também era amigo do pessoal do City. Estive mais próximo deles. Ficamos umas duas ou três semanas conversando direto, todos os dias! Ele deu até uma entrevista que conversava mais comigo do que com a própria esposa, e eu também. Porque eu queria muito ir e ele queria muito a minha presença —, recordou.

vini souza sheffield united flamengo
Vini Souza em apresentação ao Sheffield United – (Foto: Divulgação/Sheffield)
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.