A PL Brasil anuncia, ao longo desta terça-feira (30), os vencedores da PL Brasil Awards 2022/2023, votação que contou com a participação de jornalistas e produtores especializados de conteúdo. Em 10 quesitos, a eleição premia os destaques da temporada da Premier League. Na categoria melhor treinador, o vencedor foi Roberto De Zerbi, do Brighton.
Numa disputa acirrada, De Zerbi recebeu 9 dos 21 votos computados. O italiano foi ameaçado por Pep Guardiola, do Manchester City, que ganhou 7 votos. Também foram citados Eddie Howe, do Newcastle (3 votos) e Mikel Arteta, do Arsenal (2 votos).
Os resultados também serão anunciados na inauguração do novo perfil da PL Brasil no Instagram. Siga agora e fique por dentro.
Os votos por especialista:
Roberto De Zerbi – 9 votos: Cayo Pereira (Lance!), Henrique Fernandes (Globo), Maria Tereza Santos (Superesportes), Rodrigo Lois (Globo), Victor Canedo (jornalista, produtor de conteúdo e influenciador digital), Tim Vickery (jornalista, comentarista e colunista inglês), Diogo Magri (PL Brasil), Guilherme Ramos (PL Brasil), João Vítor Castanheira (PL Brasil)
Pep Guardiola – 7 votos: Elton Serra (ESPN), Fernando Campos (ESPN), Fred Caldeira (TNT Sports), Mario Marra (ESPN), Mike On (produtor de conteúdo e influenciador digital), Bruno Formiga (TNT Sports), Lucas Barbosa (PL Brasil)
Eddie Howe – 3 votos: Lucas Filus (Footure), Renato Senise (DAZN), Pedro Ramos (PL Brasil)
Mikel Arteta – 2 votos: Renato Rodrigues (ESPN) e Rômulo Giacomin (PL Brasil)
A escolha do melhor treinador foi baseada no sucesso que o italiano teve ao classificar o Brighton pela primeira vez para uma competição europeia. Roberto De Zerbi comandou uma campanha que terminou com os Seagulls em sexto lugar, com 62 pontos — 18 vitórias, 8 empates e 12 derrotas — à frente de equipes com maiores investimentos como Tottenham, Liverpool, Aston Villa e West Ham.
O clube ainda teve o quarto melhor ataque da competição, com 72 gols marcados — mais do que Manchester United e Newcastle, que terminaram o torneio em posições acima.
De Zerbi quebrou recordes no Brighton
O resultado disso é que o Brighton, ao lado do Liverpool, jogará a Uefa Europa League da próxima temporada. O clube fundado em 1901 nunca participou de uma competição europeia. De quebra, foi a melhor campanha da história do Brighton na elite da Inglaterra.
O time estava na terceira divisão há 11 anos e, desde que chegou na Premier League, em 2017/18, nunca mais caiu. É um dos únicos clubes que nunca foi rebaixado no novo formado do Campeonato Inglês. Antes, só havia disputado a primeira divisão no início da década de 80.
A ascensão do Brighton como um clube competitivo ganhou um impulso com a chegada de De Zerbi, que por sua vez, aos 43 anos, também é um treinador em alta. O italiano chegou no Brighton em setembro, quando Graham Potter — que já havia levado os Seagulls ao nono lugar na temporada passada — trocou o sul da Inglaterra pelo Chelsea.
Get in the mood for more #PL action tonight with the best De Zerbi cam so far! 🎥⤵️
— Brighton & Hove Albion (@OfficialBHAFC) May 24, 2023
Estilo de De Zerbi realçado por estrelas em ascensão
Desde então, teve como principal mérito desenvolver um estilo de jogo que mantém a bola e chama a pressão adversária para furá-la com passes rápidos nas costas dos rivais, geralmente por dentro do campo, e então acelerar até o gol. Ainda o fez com uma mescla interessante entre jovens talentos, como Mac Allister, Moises Caicedo e Mitoma, com atletas mais experientes, do nível de Solly March e Danny Welbeck.
Antes do sucesso pelo Brighton, De Zerbi passou por Shakhtar Donetski, Sassuolo, Benevento, Palermo, Foggia e Darfo Boario em sua curta carreira como treinador.