A comissão de arbitragem da Premier League (PGMOL, em inglês) concluiu a investigação à respeito da conduta de David Coote e decidiu demitir o árbitro.
A medida foi anunciada pela entidade em comunicado divulgado nas redes sociais nesta segunda-feira (9) e destacou que Coote ainda pode recorrer da sentença.
Premier League demite David Coote
O árbitro de 42 anos estava sob investigação desde o vazamento de supostos vídeos em que ele aparece fazendo críticas e comentários negativos sobre o Liverpool e o ex-técnico do clube, Jurgen Klopp, em novembro.
O conteúdo faria referência a um jogo entre Liverpool e Burnley em julho de 2020, que terminou em 1 a 1 e teve Coote no comando da arbitragem. Após a partida, o então treinador dos Reds, Klopp, criticou o árbitro por não marcar faltas favoráveis ao time de Merseyside.
A primeira iniciativa da liga foi suspender o inglês tão logo os vídeos saíram na internet, em 11 de novembro. Agora, com o fim da investigação, a entidade determinou sua demissão com “efeito imediato”.
— As ações de David Coote foram consideradas uma violação grave dos termos de seu contrato, e sua posição considerada insustentável. Dar suporte a David Coote ainda é importante para nós, e continuamos comprometidos com seu bem-estar. David Coote tem o direito de apelar da decisão de rescisão contratual —, escreveu a PGMOL.
𝗦𝘁𝗮𝘁𝗲𝗺𝗲𝗻𝘁 – 𝗗𝗮𝘃𝗶𝗱 𝗖𝗼𝗼𝘁𝗲
Following the conclusion of a thorough investigation into David Coote’s conduct, his employment with PGMOL has been terminated today with immediate effect.
David Coote’s actions were found to be in serious breach of the provisions of…
— PGMOL (@FA_PGMOL) December 9, 2024
Além disso, no último dia 27, a comissão abriu outra investigação, dessa vez, por suposta participação em esquema de apostas. As informações são do jornal “The Sun”.
Coote foi acusado de trocar mensagens com um torcedor sobre dar um cartão amarelo antes de apitar Leeds e West Bromwich em 2019. O profissional afirma que as alegações são “falsas e difamatórias”.
De acordo com a “BBC Sport”, não há indícios de ganhos financeiros por parte do árbitro ou de que o referido cartão amarelo citado no artigo — que seria para o defensor do Leeds, Ezgjan Alioski –, tenha tido algum tipo de irregularidade neste caso.
David Coote também foi suspenso pela Uefa, e a investigação do órgão máximo de futebol europeu sobre as acusações ao árbitro continuam em andamento. O último jogo apitado pelo agora ex-Premier League foi Liverpool 2 x 0 Aston Villa, no dia 9 de novembro.