De ídolo do Santos a ex-Atlético-MG: 5 jogadores que venceram Premier League e Copa América

6 minutos de leitura

A Premier League reúne alguns dos melhores jogadores da América do Sul, mas apenas alguns conseguem levantar a taça do principal torneio da Inglaterra. Mas além da honra pelos clubes, também conduzem o país para o lugar mais alto do pódio na Copa América.

Nomes renomados possuem na galeria as taças da Premier League e Copa América. Pensando nisso, a PL Brasil separou cinco jogadores que foram campeões das duas competições.

A edição de 2024 do torneio continental começou no dia 20 de junho, com a vitória da Argentina contra o Canadá por 2 a 0. A competição é realizada nos Estados Unidos e a final está marcada para o dia 14 de julho, no Sun Life Stadium, em Miami.

5 campeões da Copa América e Premier League

Roberto Firmino

A seleção brasileira é a segunda maior vencedora do torneio com nove taças, mas o último título veio em 2019. A edição foi realizada no Brasil, com os anfitriões levando a melhor contra o Peru por 3 a 1. A equipe comandada por Tite contava com nomes de peso, entre eles Roberto Firmino.

Firmino viveu um ano espetacular em 2019. Ele era um dos titulares do ataque da seleção brasileira e esteve presente na final, garantindo o título da Copa América. No mesmo ano já havia conquistado a Champions League pelo Liverpool. Poucos meses depois da edição do torneio continental, ele iniciou a campanha que terminaria com o título dos Reds na Premier League em 2019/2020.

A delegação brasileira de 2019 ainda tinha a presença de Alisson, Fernandinho, Filipe Luis, Ederson, Willian e Gabriel Jesus que também levantaram a taça da Premier League na carreira.

Roberto Firmino com a camisa do Liverpool (Foto: Icon sport)
Roberto Firmino com a camisa do Liverpool (Foto: Icon sport)

Alex

No intervalo de dez anos, o Brasil conseguiu uma sequência espetacular e venceu quatro de cinco edições da Copa América, a última em 2007. Naquele ano o torneio foi realizado na Venezuela, com os brasileiros superando a Argentina por 3 a 0. A delegação contava com nomes badalados, mas entre eles estava Alex.

Alex é formado no Santos e foi anunciado pelo Chelsea em 2004. Ele passou oito anos no clube e foi campeão da FA Cup duas vezes, Supercopa da Inglaterra e Premier League, essa na temporada 2009/2010, dois anos depois de levantar a taça da Copa América.

O ex-zagueiro também passou por PSV, por empréstimo enquanto era jogador do Chelsea, PSG e Milan. Alex encerrou a carreira em 2016 no clube italiano.

Alex atuava ao lado de outro ídolo da Premier League. Gilberto Silva também levantou a taça da Copa América e Premier League, essa com a camisa do Arsenal em 2003, com o time que ficou conhecido como Invencíveis.

Alex em campo pelo Chelsea
Alex em campo pelo Chelsea em 2008. Foto: IMAGO

Otamendi

Maior campeã ao lado do Uruguai (cada país com 15 títulos), a Argentina passou por um longo jejum sem levantar uma taça. Porém, o país é o atual campeão da Copa América, vencendo a edição de 2021. Os Hermanos superaram o anfitrião Brasil por 1 a 0, com gol de Di Mária.

A seleção argentina contava com nomes como Lionel Messi, Lautaro e Dí María, mas Otamendi era o destaque na defesa. Titular ao lado de Romero, ele conta com uma carreira consolidada por clubes, mas faltava adicionar a taça pelo país.

Otamendi está no Benfica, sendo uma das referências do time. No entanto, antes de chegar em Portugal, o zagueiro defendeu as cores do Manchester City entre 2015 e 2020 e até jogou no Atlético-MG. Nos Sky Blues, ele foi bicampeão da Premier League, além de quatro taças da Carabao Cup, duas da Supercopa da Inglaterra e uma da FA Cup.

Otamendi nos tempos de Manchester City, em 2019
Otamendi nos tempos de Manchester City, em 2019. Foto: IMAGO

Bravo

O experiente goleiro chileno construiu uma carreira consolidada na Europa. Formado no Colo-Colo, Claudio Bravo chegou ao continente europeu em 2006 como reforço da Real Sociedad. Oito anos depois se transferiu para o Barcelona, mas em 2016 optou por vestir a camisa do Manchester City. Desde 2020 está no Real Betis.

Depois de colecionar títulos com o Barça, Bravo ampliou a galeria de troféus com o City. Ele é tricampeão da Premier League, além de quatro títulos da Carabao Cup, dois da Supercopa da Inglaterra e um da FA Cup.

Bravo é um dos ídolos do futebol chileno e levou o país ao todo do futebol continental. Ele esteve presente no bicampeonato do Chile na Copa América, conquistados em 2015 e 2016, ambos diante da Argentina.

Claudio Bravo em ação pelo Manchester City em 2020 (Foto: Icon Sport)

Forlán

Diego Forlán foi um dos grandes jogadores da América do Sul, principalmente no início da década 2010. Ele liderou o Uruguai na Copa do Mundo realizada na África do Sul, sendo eleito o melhor jogador da competição. Em 2011 o ex-atacante conduziu a seleção uruguaia, ao lado de nomes como Cavani e Suárez, ao título da Copa América.

Não foi apenas com a camisa da seleção que o uruguaio brilhou. Forlán ganhou destaque com o Atlético de Madrid, Villarreal, Inter de Milão e Internacional, mas também passou pela Premier League e conquistou títulos. Em 2002 chegou ao Manchester United a pedido de Sir Alex Ferguson e no mesmo ano conquistou a Premier League.

Diego Forlán nos tempos de Manchester United, em 2003.
Diego Forlán nos tempos de Manchester United, em 2003. Foto: IMAGO
Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.