Premier League: City e Arsenal dominam indicados a craque da temporada

5 minutos de leitura

Premier League anunciou oficialmente nesta quinta-feira (18) os candidatos ao prêmio de jogador do ano. A lista incluiu o artilheiro do campeonato, Haaland, uma dupla do Arsenal e um defensor que surpreendeu torcedores. O anúncio será feito no dia 27 de maio.

votação é aberta para o público até a próxima segunda-feira (22), às 8h no horário de Brasília, e pode ser feita no site oficial da Premier League. Eles serão combinados aos votos de especialistas para decidir o vencedor, que será anunciado um dia antes da última rodada o Campeonato Inglês.

A temporada da Premier League será encerrada no dia 28, um domingo, em que todos os times irão a campo no mesmo horário. Ao meio-dia, as 20 equipes disputaram a 38ª e última rodada simultaneamente.

Quem foi o melhor o jogador da Premier League?

A entidade divulgou em suas redes sociais os seis candidatos para o prêmio com dois jogadores do Manchester City e dois do Arsenal, a dupla que brigou pelo título durante toda a temporada: Kevin De Bruyne, Erling Haaland, Harry Kane, Martin Odegaard, Marcus Rashford, Bukayo Saka e Kieran Trippier.

Haaland em ação pelo Manchester City
Premier League
Haaland em ação pelo Manchester City – Crédito: Twitter/Manchester City

O prêmio será entregue pela EA Sports, que tem a sua própria premiação, o Team of The Season para o FIFA 23. A empresa, inclusive, já divulgou a equipe do ano no jogo.

Dupla do Manchester City

Haaland e De Bruyne foram os dois indicados que fazem parte do time que lidera a Premier League no momento. O centroavante quebrou o recorde de gols em uma temporada na história da competição (34) e foi além: está no seu 36º gol no campeonato, com duas rodadas a serem disputadas. O meia, por sua vez, é o líder de assistências da liga, com 16 passes para gol.

Essa pode ser a primeira vez em 10 anos que um jogador termina a temporada como campeão e artilheiro, o que cria um argumento forte para Haaland – mesmo que o último a conseguir o feito, Robin van Persie, não tivesse sido eleito o melhor jogador do ano. De Bruyne pode se isolar como o maior vencedor do prêmio caso vença: seria o seu terceiro troféu.

Jovens do Arsenal

Odegaard e Saka são os dois principais jogadores do Arsenal na temporada e foram cruciais para que a equipe de Mikel Arteta liderasse o campeonato por tanto tempo. O norueguês é o capitão dos Gunners, o artilheiro da equipe com 15 gols (empatado com Martinelli) e o quarto jogador com mais chances criadas na Premier League (72).

Odegaard e Saka em ação pelo Arsernal na Premier League - Reprodução/Arsenal
Odegaard e Saka em ação pelo Arsernal na Premier League – Reprodução/Arsenal

Saka não está atrás: tem 13 gols e 11 assistências no campeonato inglês, e somente ele e Mohamed Salah tem dois dígitos em gols e assistências na campanha. O ponta do Arsenal ainda é o vice-líder em passes para gol da Premier League,

Rashford e Trippier “por fora”

Destaque do Manchester United, Rashford teve uma sequência arrasadora pós-Copa do Mundo, o que o levou a ser cogitado como um dos melhores da temporada. São 21 participações em gols na temporada nacional, marcando 16 vezes e assistindo a outros cinco companheiros, e possivelmente sua melhor campanha na Premier League.

Imagem
Rashford comemora gol pelo Manchester United – Divulgação/Manchester United

Trippier foi considerado como surpresa por alguns torcedores, mas é um dos principais criadores da temporada. Ele criou 104 chances na Premier League, atrás apenas de De Bruyne, e tem 11.2 assistências esperadas, apesar de apenas ter seis passes para gol – ou seja, poderia ter mais cinco assistências caso seus companheiros marcassem os gols que ele cria.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]