Apenas um dia depois do fim da Premier League, o Chelsea anunciou seu novo treinador para a temporada 2023/24. Os Blues estavam no mercado desde março, quando demitiram Graham Potter e contrataram Frank Lampard de forma temporária. O novo técnico azul terá a missão de reformular o elenco e devolver a competitividade ao clube.
O escolhido do Chelsea foi Mauricio Pochettino, de 51 anos. O argentino estava livre no mercado desde que foi demitido do PSG, em junho de 2022. O anúncio foi realizado nas redes sociais do clube londrino logo pela manhã desta segunda-feira (29). O contrato terá validade inicial por duas temporadas, com opção de renovação por mais um ano.
Chelsea Football Club is pleased to announce Mauricio Pochettino as the club’s new head coach!
— Chelsea FC (@ChelseaFC) May 29, 2023
Os proprietários do Chelsea, Todd Boehly, Behdad Eghbali, José E. Feliciano, Mark Walter e Hansjörg Wyss, revelaram ao site oficial do clube que a escolha se deu após um minucioso processo de diligência e busca. O clube não quis repetir os erros da contratação de Graham Potter ao pecar pelo imediatismo.
A equipe técnica de Pochettino no Stamford Bridge contará com Jesus Perez, Miguel d’Agostino, Toni Jimenez e Sebastiano Pochettino. Ainda na nota no site oficial, o clube definiu o comandante como “enérgico”, “cativante” e com poder de ajudar jovens a se desenvolverem.
A carreira de Pochettino
Mauricio Pochettino iniciou sua trajetória no futebol como jogador. Zagueiro, defendeu Newell’s Old Boys, Espnayol, PSG e Bordeaux. Como técnico, técnico se destacou na carreira comandando o Tottenham entre 2014 e 2019, mas anteriormente teve passagens importantes por Southampton e Espanyol. Para chegar ao Stamford Bridge, ele teve que vencer a concorrência de Luis Enrique, Julian Nagelsmann e outros profissionais.
Com os Spurs, o maior feito de Mauricio Pochettino foi levar o clube à final da Champions League de 2018/19. O clube saiu derrotado para o Liverpool por 2 a 0, mas se orgulha do vice inédito. Os títulos do argentino como treinador foram todos conquistados com o PSG: um Campeonato Francês, uma Copa da França e uma Supercopa da França.
A missão de Pochettino no Chelsea
A temporada azul foi pífia. O time foi eliminado de todas as copas precocemente e terminou a Premier League na 12ª posição. Com um elenco inchado e pouco equilibrado, a equipe passou por apuros e nem mesmo três treinadores diferentes (Thomas Tuchel, Graham Potter e Frank Lampard) foram capazes de encontrar um 11 ideal para o clube.
Com 31 jogadores no elenco principal, o Chelsea terá de aliviar a folha salarial, liberar diversos jogadores e buscar reforços pontuais e certeiros para montar uma espinha dorsal. O desafio de Pochettino é diagnosticar o que há de bom no plantel, ter contratações impactantes no mercado e devolver a competitividade ao clube dentro da Inglaterra.