Como a Premier League pode ser ‘beneficiada’ na Champions mesmo com eliminação do City

5 minutos de leitura

A Premier League pode garantir mais uma vaga na próxima edição da Champions League por conta do desempenho de seus times na competição.

Mesmo com a eliminação precoce do Manchester City nos playoffs, após perder para o Real Madrid por 4 a 2 no placar agregado, o campeonato inglês pode ser um dos beneficiados com mais uma vaga.

A nova vaga da Champions para a Premier League

A saída de três equipes italianas da competição esta semana deu à Premier League a vantagem na corrida por uma vaga extra para a próxima temporada, com base no coeficiente da Uefa.

Sob as regras para a edição expandida de 36 equipes, dois países podem garantir vagas de bônus com base em seus pontos de coeficiente. No ano passado, Itália e Alemanha foram as duas ligas que conseguiram.

Rúben Dias e Haaland durante City x Real Madrid na Champions League
Rúben Dias e Haaland durante City x Real Madrid na Champions League (Foto: News Images/Imago)

O Bologna conquistou essa quinta vaga de bônus na Serie A, mas não conseguiu sair da fase de liga. O Milan seguiu o mesmo caminho, enquanto a Atalanta perdeu assim como a Juventus.

Isso significa que a queda do Manchester City para o Real Madrid não é tão dolorosa para a Premier League quanto poderia ser no que diz respeito à pontuação da liga na Uefa. Ainda há três equipes inglesas nas oitavas de final, enquanto a Inter de Milão é a única representante remanescente da Itália.

De acordo com a “ESPN”, a Inglaterra ocupa o primeiro lugar no ranking com 20,892 pontos, e a Espanha aparece em segundo lugar, com 18,535.

A Itália ocupa o terceiro lugar, com 17,812 pontos. Apesar das várias eliminações, o país tem uma equipe garantida para avançar em cada competição: Inter na Liga dos Campeões, Lazio na Liga Europa e Fiorentina na Conference, enquanto a Roma pode se juntar à Lazio nas oitavas.

Corrida por uma vaga extra na Champions League

  1. Inglaterra, 20,892 – (6/7 equipes restantes)
  2. Espanha, 18,535 – (6/7)
  3. Itália, 17,812 – (4/8)
  4. Portugal, 16,050 – (3/5)
  5. Alemanha, 16,046 – (5/8)
  6. França, 14,857 – (3/7)
  7. Bélgica, 14,250 – (5/5)
  8. Holanda, 14,250 – (5/6)
  9. Grécia, 11,062 – (3/4)
  10. Suécia, 10,125 – (1/4)
O técnico Arne Slot e o lateral Alexander-Arnold em jogo do Liverpool na Champions League
O técnico Arne Slot e o lateral Alexander-Arnold em jogo do Liverpool na Champions League (Foto: Imago)

A vantagem da Inglaterra é uma boa notícia para as equipes ainda na disputa por uma vaga no campeonato inglês. Apenas seis pontos separam o Nottingham Forest (3º) e o Newcastle (7º).

Mais do que isso, ainda é possível que até sete equipes da inglesas possam participar da Champions League na próxima temporada. O cenário pode acontecer se:

  • O coeficiente dos clubes ingleses garantisse à liga um quinto lugar;
  • As equipes que terminassem em sexto lugar ou abaixo no campeonato inglês vencessem Champions League e a Europa League

Isso pode acontecer caso o Aston Villa, atualmente em nono lugar, vença a maior competição de clubes do continente, enquanto Manchester United ou Tottenham, que estão abaixo do top-10, levem a Europa League.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]