Chelsea ‘azarado’, United na ‘fossa’…: os times que mais tempo passaram vencendo no 1º turno da Premier League

6 minutos de leitura

A Premier League teve o seu primeiro turno encerrado na temporada 2023/24 e, em 19 rodadas, viu o Liverpool terminar a primeira metade como líder da tabela.

No entanto, a tabela de classificação pode ser traiçoeira. Gols nos minutos finais, erros cruciais de arbitragem e outros fatores podem acabar fazendo um time subir ou descer mais do que o esperado.

E como medir o quão bem tem sido uma equipe se não pelo tempo em que ela passa ganhando seus jogos?

Com isso em mente, a PL Brasil fez um levantamento de quais equipes passaram mais minutos vencendo ao longo do primeiro turno da atual edição da Premier League, e como seria a tabela nesse modelo.

Quem passa mais tempo vencendo na Premier League?

As métricas foram analisadas com a ajuda da plataforma de dados “Wyscout”, que consegue medir quantos minutos exatamente uma equipe passou vencendo, com o placar empatado ou perdendo — contando os acréscimos.

A equipe que mais tempo esteve à frente do placar durante o primeiro turno do Campeonato Inglês foi o Manchester City, com estrondosos 973 minutos — praticamente 11 jogos ininterruptos vencendo. Uma surpresa é o Chelsea, que, apesar da 10ª posição na tabela de classificação, seria o 4º colocado se conseguisse defender seu placar com mais afinco.

Outro time que surpreende é o Tottenham, o segundo a passar mais tempo vencendo seus jogos, mas que ocupa “apenas” a 5ª posição. Seu início avassalador não foi mantido, principalmente por conta de lesões e suspensões de seus principais jogadores, o que fez com que o time de Ange Postecoglou não conseguisse assegurar tanto os placares quanto antes.

Uma surpresa no sentido contrário é o Liverpool. Líder da competição, o time de Jürgen Klopp é apenas o quinto time que mais tempo fica à frente do placar. O Manchester United, por sua vez, é o mais decepcionante: outras 15 equipes vencem seus jogos por mais tempo do que os Red Devils.

As diferenças na tabela

A tabela de classificação da Premier League seria completamente diferente se levasse em consideração o tempo que cada equipe passa vencendo seus jogos. O único time que não mudaria de posição é o lanterna Sheffield United.

Quem mais chama a atenção é o Chelsea. A PL Brasil já fez uma análise sobre o time de Mauricio Pochettino e mostrou como os Blues estão no caminho certo, apoiando-se em dados e desempenho. Esse levantamento corrobora com o argumento: o Chelsea esteve à frente do placar por 744 minutos no primeiro turno, mais do que o líder Liverpool, por exemplo — mas não consegue concretizar chances para aumentar o placar e erros defensivos lhe custam pontos importantes.

Outro caso que chama atenção é o do Brentford. Brigando na parte de baixo da tabela, os Bees poderiam estar ao menos em um confortável 11º lugar se conseguissem manter seus placares, uma vez que passam mais tempo vencendo do que rivais diretos como Wolverhampton, Nottingham Forest, Fulham e até mesmo o Manchester United.

Em má fase, o Newcastle também tem um argumento sobre “má sorte”. Seu 9º lugar na Premier League poderia ser melhor, tendo em vista que é o 6º time que mais tempo passa vencendo seus jogos na liga, apenas dois minutos a menos do que o líder Liverpool.

E o que isso quer dizer?

A diferença entre a tabela da pontuação e a classificação com base no tempo que cada time passa à frente do placar pode tirar algumas análises sobre as equipes — “injustiças”, times “sortudos” e os mais aguerridos.

O exemplo clássico de “azarado” é o Chelsea, como já citado, mas o Everton também pode ser colocado na lista. Além dos 10 pontos de dedução por conta da punição, é um time que cria e até marca, mas não consegue sustentar resultados.

O argumento da displicência pode ser visto no Brighton — um time que, durante um turno inteiro, levou gol todos os jogos. Por mais que crie e até marque muitos gols, não consegue simplesmente vencer por muito tempo. Tanto que é o 9º em tempo à frente do placar, mesmo sendo o 7º colocado.

Ten Hag pelo Manchester United (Foto: Icon sport)

O Manchester United é o exemplo de time “sortudo”: outras 15 equipes passam mais tempo à frente do placar do que os comandados de Erik Ten Hag, que têm o terceiro pior ataque da Premier League — e mesmo assim, com pouco tempo de “vitórias” por jogo, conseguem segurar uma 8ª posição, sendo que poderiam facilmente cair para 16º.

Arsenal e Liverpool são dois casos de times aguerridos e “matadores”. Os Gunners caíram de produção recentemente, lideravam o campeonato no Natal e são apenas o 8º time que mais passa tempo à frente do placar.

Isso significa que mostram muito mais disciplina e força de recuperação do que em relação à temporada passada, quando constantemente perdiam pontos com empates ou derrotas em deslizes cruciais.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]