Premier League: veja como está a briga por vagas em competições da Uefa

2 minutos de leitura

Restando apenas uma rodada para o fim da Premier League, a briga por vagas nas competições da Uefa estão pegando fogo. Tottenham, Chelsea, Newcastle e Manchester United são os times que buscam a oportunidade de disputar uma competição europeia na próxima temporada.

Manchester City (1º)

Arsenal (2º)

Liverpool (3º)

Aston Villa (4º)

Restam vagas apenas para Europa League e Conference League.

No momento, os seis primeiros colocados da tabela garantem classificação a torneios continentais. Os quatro primeiros vão a Champions; o quinto vai à Europa League; e o sexto estaria classificado à Conference. Mas existem algumas variáveis.

Em tese, o vencedor da Copa da Inglaterra se classificaria para a Europa League. Caso este seja o Manchester City, que já está classificado para a Champions, abre-se mais uma vaga europeia na tabela.

Neste caso, quinto e sexto lugares iriam para a Europa League, e o sétimo iria para a Conference. Foi exatamente o que aconteceu na temporada passada.

Se o Manchester United vencer a final da FA Cup e terminar a Premier League entre os seis primeiros colocados, o mesmo acontece.

Vale lembrar que as vagas já sofreram a interferência do Liverpool campeão da Copa da Liga. O detentor do troféu garante vaga na Conference. No entanto, os Reds se classificaram para a Champions. Por isso que a classificação para este torneio europeu foi “transportada” para a tabela.

Veja como está a briga pelas vagas europeias faltando uma rodada para o fim do campeonato

  • 5º Tottenham – 63 pontos
  • 6º Chelsea – 60 pontos
  • 7º Newcastle – 57 pontos
  • 8º Manchester United – 57 pontos

Para o Tottenham, basta apenas uma vitória simples na última rodada para garantir sua vaga na Europa League. Caso o Chelsea vença seu último jogo e os Spurs percam, os Blues empatam com o time do norte de Londres em número de pontos, mas precisará tirar um saldo de pelo menos três gols de diferença em relação ao rival londrino para ultrapassá-lo.

Em caso de derrota do Chelsea, Newcastle e Manchester United podem alcançar uma vaga para a Conference League. Os Magpies precisam apenas vencer, já que a diferença de saldo em relação aos Red Devils é de 24 gols. Portanto, os Diabos Vermelhos têm que torcer para os Blues e o time de Bruno Guimarães tropeçarem para conseguir a vaga para alguma competição da Uefa. Caso contrário, precisarão vencer o rival City na final da Copa da Inglaterra para conseguir se classificar para a Europa League.

No cenário em que o Manchester City seja campeão da Copa da Liga ou o United terminar a Premier League no top 6, o Tottenham consegue uma vaga automática na Europa League e só um entre Chelsea, Newcastle e Manchester United ficará de fora de alguma competição da Uefa, restando uma oportunidade de jogar a Liga Europa e outra para disputar a Conference League.

Quem está em pior situação é o Manchester United, pois tem dois cenários difíceis para conseguir uma vaga em competição da Uefa. O primeiro é vencer o melhor time do campeonato até aqui numa final em Wembley ou torcer para Chelsea e Newcastle tropeçarem.

Jogos da última rodada:

  • Sheffield United x Tottenham no Bramall Lane
  • Chelsea x Bournemouth no Stamford Bridge
  • Brentford x Newcastle no Gtech Community Stadium
  • Brighton x Manchester United no Falmer Stadium

Classificação da Premier League

Premier League
# Seleção J V E D +/- Pontos
1 Bournemouth

Bournemouth

0 0 0 0 0 0
1 Arsenal

Arsenal

0 0 0 0 0 0
1 Aston Villa

Aston Villa

0 0 0 0 0 0
1 Brentford

Brentford

0 0 0 0 0 0
1 Brighton

Brighton

0 0 0 0 0 0
1 Chelsea

Chelsea

0 0 0 0 0 0
1 Crystal Palace

Crystal Palace

0 0 0 0 0 0
1 Everton

Everton

0 0 0 0 0 0
1 Fulham

Fulham

0 0 0 0 0 0
1 Ipswich

Ipswich

0 0 0 0 0 0
1 Leicester

Leicester

0 0 0 0 0 0
1 Liverpool

Liverpool

0 0 0 0 0 0
1 Man City

Man City

0 0 0 0 0 0
1 Man Utd

Man Utd

0 0 0 0 0 0
1 Newcastle

Newcastle

0 0 0 0 0 0
1 Nottm Forest

Nottm Forest

0 0 0 0 0 0
1 Southampton

Southampton

0 0 0 0 0 0
1 Tottenham

Tottenham

0 0 0 0 0 0
1 West Ham

West Ham

0 0 0 0 0 0
1 Wolverhampton

Wolverhampton

0 0 0 0 0 0
Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.