Restando apenas uma rodada para o fim da Premier League, a briga por vagas nas competições da Uefa estão pegando fogo. Tottenham, Chelsea, Newcastle e Manchester United são os times que buscam a oportunidade de disputar uma competição europeia na próxima temporada.
- Garantidos na Champions League:
Manchester City (1º)
Arsenal (2º)
Liverpool (3º)
Aston Villa (4º)
Restam vagas apenas para Europa League e Conference League.
No momento, os seis primeiros colocados da tabela garantem classificação a torneios continentais. Os quatro primeiros vão a Champions; o quinto vai à Europa League; e o sexto estaria classificado à Conference. Mas existem algumas variáveis.
Em tese, o vencedor da Copa da Inglaterra se classificaria para a Europa League. Caso este seja o Manchester City, que já está classificado para a Champions, abre-se mais uma vaga europeia na tabela.
Neste caso, quinto e sexto lugares iriam para a Europa League, e o sétimo iria para a Conference. Foi exatamente o que aconteceu na temporada passada.
Se o Manchester United vencer a final da FA Cup e terminar a Premier League entre os seis primeiros colocados, o mesmo acontece.
Vale lembrar que as vagas já sofreram a interferência do Liverpool campeão da Copa da Liga. O detentor do troféu garante vaga na Conference. No entanto, os Reds se classificaram para a Champions. Por isso que a classificação para este torneio europeu foi “transportada” para a tabela.
A última rodada vai pegar fogo! 🔥
Título, rebaixamento e vaga nas competições europeias marcam o último compromisso dos times pela Premier League.
Saiba quais são os critérios de desempate do campeonato e os cenários dos times para o último jogo 👇https://t.co/gnM0vrhvEM
— PL Brasil (@plbrasil1) May 16, 2024
Veja como está a briga pelas vagas europeias faltando uma rodada para o fim do campeonato
- 5º Tottenham – 63 pontos
- 6º Chelsea – 60 pontos
- 7º Newcastle – 57 pontos
- 8º Manchester United – 57 pontos
Para o Tottenham, basta apenas uma vitória simples na última rodada para garantir sua vaga na Europa League. Caso o Chelsea vença seu último jogo e os Spurs percam, os Blues empatam com o time do norte de Londres em número de pontos, mas precisará tirar um saldo de pelo menos três gols de diferença em relação ao rival londrino para ultrapassá-lo.
Em caso de derrota do Chelsea, Newcastle e Manchester United podem alcançar uma vaga para a Conference League. Os Magpies precisam apenas vencer, já que a diferença de saldo em relação aos Red Devils é de 24 gols. Portanto, os Diabos Vermelhos têm que torcer para os Blues e o time de Bruno Guimarães tropeçarem para conseguir a vaga para alguma competição da Uefa. Caso contrário, precisarão vencer o rival City na final da Copa da Inglaterra para conseguir se classificar para a Europa League.
No cenário em que o Manchester City seja campeão da Copa da Liga ou o United terminar a Premier League no top 6, o Tottenham consegue uma vaga automática na Europa League e só um entre Chelsea, Newcastle e Manchester United ficará de fora de alguma competição da Uefa, restando uma oportunidade de jogar a Liga Europa e outra para disputar a Conference League.
Quem está em pior situação é o Manchester United, pois tem dois cenários difíceis para conseguir uma vaga em competição da Uefa. O primeiro é vencer o melhor time do campeonato até aqui numa final em Wembley ou torcer para Chelsea e Newcastle tropeçarem.
Jogos da última rodada:
- Sheffield United x Tottenham no Bramall Lane
- Chelsea x Bournemouth no Stamford Bridge
- Brentford x Newcastle no Gtech Community Stadium
- Brighton x Manchester United no Falmer Stadium
Classificação da Premier League
# | Seleção | J | V | E | D | +/- | Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|
1 |
![]() Liverpool |
37 | 25 | 8 | 4 | 45 | 83 |
2 |
![]() Arsenal |
37 | 19 | 14 | 4 | 34 | 71 |
3 |
![]() Man City |
37 | 20 | 8 | 9 | 26 | 68 |
4 |
![]() Newcastle |
37 | 20 | 6 | 11 | 22 | 66 |
5 |
![]() Chelsea |
37 | 19 | 9 | 9 | 20 | 66 |
6 |
![]() Aston Villa |
37 | 19 | 9 | 9 | 9 | 66 |
7 |
![]() Nottm Forest |
37 | 19 | 8 | 10 | 13 | 65 |
8 |
![]() Brighton |
37 | 15 | 13 | 9 | 4 | 58 |
9 |
![]() Brentford |
37 | 16 | 7 | 14 | 9 | 55 |
10 |
![]() Fulham |
37 | 15 | 9 | 13 | 2 | 54 |
11 |
![]() Bournemouth |
37 | 14 | 11 | 12 | 10 | 53 |
12 |
![]() Crystal Palace |
37 | 13 | 13 | 11 | 0 | 52 |
13 |
![]() Everton |
37 | 10 | 15 | 12 | -3 | 45 |
14 |
![]() Wolverhampton |
37 | 12 | 5 | 20 | -15 | 41 |
15 |
![]() West Ham |
37 | 10 | 10 | 17 | -18 | 40 |
16 |
![]() Man Utd |
37 | 10 | 9 | 18 | -12 | 39 |
17 |
![]() Tottenham |
37 | 11 | 5 | 21 | 2 | 38 |
18 |
![]() Leicester |
37 | 6 | 7 | 24 | -45 | 25 |
19 |
![]() Ipswich |
37 | 4 | 10 | 23 | -44 | 22 |
20 |
![]() Southampton |
37 | 2 | 6 | 29 | -59 | 12 |