Premier League: 7 brasileiros que só têm um jogo pela liga inglesa

6 minutos de leitura

A Premier League conta em sua história com vários jogadores brasileiros que fizeram história. Mas nem todos os atletas que passaram por lá atuaram em muitas partidas. De atletas consagrados a outros poucos conhecidos, sete só entraram uma única vez em campo. Confira a lista.

Bruno Perone (Queens Park Rangers)

Um jogador brasileiro pouco badalado que atuou na Premier League é Bruno Perone. O zagueiro jogou o Brasileirão de 2008 com a camisa do Figueirense e, dois anos depois, se transferiu para o Xerez, da Espanha. Em agosto de 2011, foi contratado pelo Queens Park Rangers por uma temporada.

Ele estreou pelo time londrino na Copa da Liga Inglesa contra o Rochdale e, quatro dias depois, fez seus primeiro jogo de Premier League. Perone atuou os 90 minutos da partida contra o Wigan. Aos 35 anos, hoje ele atua na quarta divisão espanhola.

Lucas Piazón (Chelsea)

Lucas Piazón era uma sensação no futebol brasileiro de base. No São Paulo, encheu os olhos de quem acompanhava de perto o seu futebol. Alguns dos principais clubes europeus estavam de olho no atacante e foi o Chelsea quem levou a melhor. Ele obtém a documentação para jogar na Inglaterra em janeiro de 2012. Já em maio ele ajuda o time sub-20 a ser campeão da FA Youth Cup, o campeonato mais prestigiado do futebol inglês, e acabou eleito melhor jogador jovem do clube no mesmo ano.

Mas o que parecia o início de uma trajetória de sucesso na Terra da Rainha virou apenas um sonho. O jovem emendou uma sequência de nove empréstimos seguidos para Málaga, Vitesse, Eintracht Frankfurt, Reading, Fulham, Chievo e Rio Ave. Na Premier League, fez apenas um jogo pelo Chelsea, logo na temporada 2012/13.

Gláuber (Manchester City)

O zagueiro ex-Palmeiras vestiu a camisa do City uma única vez, no dia 24 de maio de 2009, quando atuou por dez minutos, na partida diante do Bolton, última rodada da Premier League daquela temporada, substituindo o lateral esquerdo Wayne Bridge. A PL Brasil contou a história curiosa dele nos Citizens aqui.

Mineiro (Chelsea)

O gaúcho Mineiro tem uma linda história no São Paulo e foi um dos melhores volantes do futebol brasileiro por vários anos. Na temporada 2008/09, ele deixou o Hertha Berlim e acertou com o Chelsea, do técnico Felipão. Ele seria uma reposição na posição após o titular Michael Essien se contundir.

Sua única partida na Premier League foi no dia 1º de novembro de 2008 na goleada de 5 a 0 sobre o Sunderland. Ele entrou na vaga de Nicolas Anelka, que havia marcado três gols na partida. Mineiro ainda fez mais uma partida pelo Chelsea, mas pela Copa da Liga Inglesa.

Marquinhos (Arsenal)

Revelado no São Paulo, o atacante Marquinhos se transferiu ao Arsenal no ano passado e, aos poucos, vai se adaptando ao futebol inglês. Ele está emprestado ao Norwich City, que está na Championship. Antes, ele fez poucos jogos pelos Gunners em algumas competições. Na vitória por 3 a 0 sobre o Brentford, em setembro do ano passado, ele entrou aos 90 minutos, substituindo Bukayo Saka.

Kayky (Manchester City)

Cria do Fluminense, a joia Kayky está emprestado ao Bahia, que pertence ao Grupo City. Nos Citizens, esteve em campo só seis minutos pela Premier League. Na temporada passada, ele entrou aos 84 minutos na goleada da equipe sobre o Norwich por 4 a 0 no dia 12 de fevereiro de 2022. Ele tem longo contrato com o City e a expectativa é que retorne no futuro para desenvolver seu potencial.

Anderson Silva (Everton)

O ex-meio-campista foi revelado no futebol chileno com a camisa do Santiago Wanderers. Ele se transferiu para o Everton em janeiro de 2007 e no lado azul de Liverpool atuou apenas dois minutos de um jogo. Ao fim da temporada, ele foi cedido por empréstimo ao Barsnley, que estava na Championship, onde fez 87 jogos contando todas as competições.

Pedro Ramos
Pedro Ramos

Coordenador da PL Brasil. Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil até o meio 2024. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia.
E-mail: [email protected]