A Premier League 2022/23 foi a mais “abrasileirada” de todos os tempos. Se por um lado nomes como Douglas Luiz, Casemiro, Bruno Guimarães e Joelinton figuraram entre os melhores da competição, por outro, nem todos compatriotas tiveram o mesmo desempenho.
Alguns brasileiros se tornaram um dos piores jogadores da temporada Premier League. O jornal “The Sun” montou a seleção dos 11 maiores “flops” do Campeonato Inglês em 2022/23 e colocou dois atletas brasileiros na lista de maiores frustrações: Richarlison e Arthur.
A relação escolheu os jogadores pelo grau de expectativa que havia acerca deles no início da temporada e os resultados após as 38 rodadas dentro de campo.
Richarlison – Tottenham
O brasileiro chegou aos Spurs após se destacar pelo Everton em seguidas temporadas. O time londrino desembolsou 50 milhões de libras (aproximadamente R$315 milhões à época) para contratar o jogador, mas o desempenho foi longe do esperado. Richarlison fez 27 jogos na Premier League, mas marcou apenas um gol e deu três assistências.
O “The Sun” salientou o alto custo causado e o baixo número de gols do Pombo com a camisa dos Spurs. O brasileiro também foi eleito a decepção da temporada através da eleição feita pela PL Brasil.
Arthur – Liverpool
Revelado pelo Grêmio, o volante começou sua trajetória na Europa em alta, pelo Barcelona. Porém, não atingiu o resultado esperado e fechou com a Juventus, onde também decepcionou. No começo de 2022/23, o Liverpool supreendeu e contratou o jogador por empréstimo.
Com lesões, Arthur foi pouco aproveitado por Klopp e fez apenas um jogo pelo time principal. Ele foi apontado pelo “The Sun” como uma das “piores contratações por empréstimo” de todos os tempos.
Os piores da Premier League
A seleção de maiores decepções da última focou em jogadores de equipe do “Big 6”, com destaque para Chelsea e Tottenham, que tiveram temporadas desastrosas. O “The Sun” escalou o time de piores jogadores da Premier League da seguinte forma:
- Meslier (Leeds United); Sánchez (Tottenham), Maguire (Manchester United), Koulibaly (Chelsea) e Cucurella (Chelsea); Phillips (Manchester City), Tielemans (Leicester), Arthur (Liverpool); Mudryk (Chelsea), Richarlison (Tottenham) e Aubameyang (Chelsea).