O ano de 2024 trouxe muitas coisas boas para os brasileiros da Premier League. Artilharia, especulado em gigantes da Europa e idolatria são apenas alguns dos momentos que contaram com Brasil entre os protagonistas no futebol inglês.
Restando alguns dias para 2025, a PL Brasil separou alguns brasileiros que se destacaram em 2024 e estão entre os melhores da Premier League.
Os melhores brasileiros da Premier League em 2024
O Brasil é um dos grandes destaques da Premier League. Os times ingleses constantemente estão de olho no futebol brasileiro para reforçar o elenco. Desde jovens promessas até nomes experientes estão presentes na principal competição da Inglaterra.
Bruno Guimarães
O meia começou 2024 no patamar de estrela mundial e como um dos melhores da posição no futebol inglês. Diferentes veículos da imprensa europeia ligaram o nome do brasileiro em outros clubes. Arsenal e PSG lideravam a corrida, em acordo que poderia chegar em 100 milhões de euros.
Bruno Guimarães recusou todas as propostas para permanecer no Newcastle. O desempenho, a permanência nos Magpies e a liderança transforaram o meia em ídolo no clube.
Para coroar a boa temporada 2023/24, ele recebeu — junto com Joelinton — uma homenagem da torcida com um mosaico da bandeira do Brasil. Já na temporada 2024/25, Bruno recebeu a faixa de capitão do Newcastle, fechando o ano com chave de ouro.
Joelinton
O ex-atacante se encontrou como meia e ao lado de Bruno Guimarães forma uma das melhores duplas de meio-campistas. Os dois jogadores se completam dentro de campo.
O início de 2024 não foi dos melhores para Joelinton. Uma lesão na virilha deixou o jogador por mais de 100 dias longe dos gramados. Sem o jogador, o Newcastle não conseguiu o mesmo desempenho nas partidas, e isso custou a vaga nas competições europeias.
Recuperado, Joelinton trouxe de volta as vitórias para o Newcastle. Ainda na pré-temporada, os torcedores celebraram a possibilidade de ver o jogador em campo novamente e como destaque do time.

Murillo
Ele começou 2024 se consolidando como titular do Nottingham Forest e fecha o ano como um dos melhores defensores da Premier League. O desempenho atraiu o interesse de outros clubes, e o brasileiro pode se tornar o zagueiro mais caro da história. Chelsea e Real Madrid estão de olho no jogador.
Murillo foi crucial para ajudar o Forest na permanência na Premier League e superar as punições por violações financeiras. Já no início da temporada 2024/2025, o desempenho do brasileiro não caiu e, ao lado de Milenkovic, se tornou um pilar para a equipe.
Em alta na Inglaterra, Murillo não chamou a atenção apenas de outros clubes. Em novembro, ele foi convocado pela primeira vez para os últimos jogos da seleção brasileira no ano, um grande acerto de Dorival Júnior.

Gabriel Magalhães
Dois pontos forte do Arsenal são a defesa e o jogo aéreo, e Gabriel Magalhães tem um papel crucial para esses quesitos. Ao lado de Saliba, o zagueiro brasileiro fez parte da melhor defesa da temporada 2023/24 e foi eleito o para a seleção de melhores jogadores da competição.
Se a primeira metade de 2024 foi ótima para Magalhães, a segunda trouxe mais momentos ótimos para o brasileiro. Ele seguiu sendo o pilar da defesa do Arsenal e da seleção brasileira.
Mas ele já demonstrou que não é apenas decisivo como zagueiro. No clássico contra o Tottenham em setembro, ajudou os companheiros da defesa e ainda foi importante para ataque ao marcar o único gol do clássico.

Matheus Cunha
O ano não é um dos melhores anos para o Wolverhampton, mas o mesmo não pode ser dito para Matheus Cunha. Consolidado no ataque, o brasileiro se tornou um dos melhores jogadores da equipe e uma referência para o torcedor dos Wolves.
Na temporada 2023/24, Cunha marcou 12 gols e fechou como o artilheiro entre os brasileiros. Desses 12, sete foram em 2024.
No segundo semestre de 2024, ele demonstrou a sua versatilidade no ataque, jogando como ponta ou centroavante, além da qualidade nas finalizações de dentro da área ou de longa distância.

João Pedro
Fisicamente, 2024 não foi dos melhores anos para João Pedro. As lesões afetaram a sequência de jogos do atacante. Mas quando esteve em campo, demonstrou a qualidade para o ataque do Brighton.
Logo nos dois primeiros meses do ano foram cinco gols. Ele ainda chegou a balançar a rede duas vezes e contribuir com uma assistência antes de fechar a temporada 2023/24.
Já na temporada 2024/25, sob o comando de Fabian Hurzeler e recuperado fisicamente, João Pedro voltou a demonstrar que é um jogador muito importante para o Brighton. A partida em destaque vai para a vitória contra o Manchester City em novembro, ao marcar um gol e dar assistência O'Riley virar o placar.
