De ex-Cruzeiro a cria do Fluminense: 4 brasileiros em ligas alternativas que seriam bons nomes na Premier League

5 minutos de leitura

A Premier League tem alguns dos melhores profissionais de scouts do mundo a serviço de seus clubes. Esses profissionais são capazes de enxergar atletas com pouca mídia em ligas de menor expressão no cenário mundial. Contratações assertivas e criativas que podem gerar um lucro absurdo no fim das contas.

A janela de transferências bate à porta e pode ser o momento perfeito para clubes da maior liga nacional do mundo se reforçarem fugindo do óbvio. No clima natalino, a PL Brasil listou quatro jogadores brasileiros em países fora das cinco grandes ligas europeias que poderiam ser boas sacadas para os times da Premier League.

Cabem na Premier League?

Thiago – Club Brugge

O jovem de 22 anos foi revelado pelo Cruzeiro e amargou os piores anos do clube mineiro na Série B. Mesmo assim, conseguiu se destacar com gols importantes, a ponto de chamar a atenção do Ludogorets, em 2022. Ficou pouco tempo na Bulgária e logo deu um passo maior em sua carreira.

Thiago agora defende o Brugge. É uma das sensações da temporada, com 19 gols e cinco assistências em 33 partidas. Tem o perfil de um jogador da Premier League. Alto, forte, rápido e de boa leitura tática. Não teria muitas dificuldades para se adaptar à liga e ainda certamente seria uma opção em conta.

Premier League
Thiago, do Club Brugge, seria um bom reforço à Premier League (Foto: Icon Sport)

Igor Paixão – Feyenoord

Deve ser questão de tempo para Igor Paixão em partir rumo a uma grande liga europeia. O atleta vem ganhando cada vez mais espaço pelo campeão holandês e fez uma boa primeira fase de Champions League nessa temporada.

É destro, joga pela ponta-esquerda e foi revelado pelo Coritba. Aos 23 anos, é esperança de uma boa receita para o Feyenoord muito em breve. Tem cinco gols e três assistências em 2023/24.

Igor Paixão Feyenoord
Igor Paixão comemorando gol pelo Feyenoord (Foto: Icon Sport)

Metinho – Sparta Rotterdam

Nascido na República Democrática do Congo, Metinho mudou-se para o Brasil com apenas um ano de idade e tem dupla cidadania. Ele cresceu no Rio de Janeiro e foi revelado pelo Fluminense. Sempre foi tratado como uma das grandes joias de Xerém, mas pouco jogou pelo clube carioca.

Curiosamente, já tem ligação com a Premier League. Metinho pertence ao Grupo City desde que foi vendido pelo Flu ao Troyes, um dos times da holding. Foi emprestado ao Lommel de Bélgica na última temporada – caminho feito por Vini Souza, do Sheffield United, e agora veste a camisa do Sparta Rotterdam, da Holanda.

Uma lesão atrapalhou seus planos, mas Metinho tem dez jogos em 2023/24. O meio-campista de apenas 20 anos seria uma tentativa ousada e inesperada do Campeonato Inglês, mas tem os exemplos de Douglas Luiz e Vini Souza como exemplos positivos.

Bitello – Dinamo Moscou

Bitello tem um estilo de jogo interessante para a Premier League. Versátil, é volante de origem, mas tem bastante facilidade para chegar à área adversária e também pode atuar aberto. Impressionou com a camisa do Grêmio entre 2022 e 2023, e agora defende as cores do Dinamo Moscou.

Na Rússia, tem tido um impacto imediato. Bitello custou 10 milhões de euros (cerca R$ 52 milhões na cotação da época) ao Dinamo, em setembro. O jogador tem cinco gols e duas assistências em 15 jogos no clube. Antes de deixar o Grêmio, chegou a ser sondado pelo Arsenal e outros clubes. Não deve demorar para dar um grande salto rumo à elite do futebol europeu.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.