Um dos motivos para explicar o fortalecimento do Campeonato Inglês nos últimos anos se deve à divisão do dinheiro na Premier League proveniente dos direitos de transmissão para venda em solo nacional ou para o exterior.
COMO É A DIVISÃO DO DINHEIRO DA PREMIER LEAGUE?
- 50% é dividido igualmente entre os clubes, ou seja, os 20 clubes da Premier League receberão, cada um, £128.4 milhões;
- 25% é dividido de acordo com a classificação das equipes na temporada anterior;
- 25% é dividido de acordo com o número de partidas transmitidas.
A conta acima vale só para a venda de direitos de televisão na Inglaterra. A repartição mais igualitária fortaleceu a liga como um todo e evitou uma grande desigualdade financeira entre os clubes do campeonato.
No início de fevereiro, a Premier League vendeu cinco dos sete pacotes de direitos de transmissão das temporadas entre 2019 e 2022 por 4,464 bilhões de libras.
A Sky Sports adquire quatro pacotes, transmitindo 128 partidas da elite inglesa. O investimento será de 3,58 bilhões de libras durante o período e a emissora terá os jogos de sexta-feira à noite, sábado à noite, domingo e segunda-feira.
Já a BT Sports fica com um pacote, pagando 885 milhões de libras, por 32 jogos da temporada, sendo todos no sábado à tarde.
Ainda existem dois pacotes de 40 jogos para serem negociados. Cotados para entrar nessa briga, Google, Facebook e Netflix decidiram não participar da compra dos direitos de transmissão da Premier League, mas a Amazon deve fazer proposta por um dos pacotes.
A diferença entre o líder e o lanterna não é tão grande (veja tabela abaixo da temporada 2016/2017).
VENDA DE DIREITOS DE TV PARA FORA DA INGLATERRA
A Premier League também arrecada uma grande quantia de dinheiro na comercialização dos direitos de TV para outros países. Toda a verba é repartida igualmente entre os 20 clubes.
No acordo para o triênio 2016/2019, os clubes da Premier League arrecadaram 781,8 milhões de libras na venda de direitos de TV para fora da Inglaterra. No Brasil, a exclusividade segue com os canais ESPN até 2022.
Veja mais: Os 10 maiores artilheiros da Premier League
- Os maiores técnicos da história da Premier League