Mercado: Com Gyokeres ‘difícil’, astro da Premier League vira prioridade do Barça

5 minutos de leitura

O Barcelona de Hansi Flick voltou as atenções para a Premier League e definiu um dos astros da competição como prioridade para a janela de transferências do meio do ano, ao fim da temporada 2024/25.

A nova meta surgiu depois que o clube entendeu ser “difícil” o atacante sueco Viktor Gyökeres trocar o Sporting pelo time catalão diante de tantos interessados no futebol inglês, conforme apurou o “The Sun”.

‘Plano B’ do Barcelona está na Premier League

Assim, o Barcelona procurou outras opções estreladas para reforçar o ataque, e decidiu pelo compatriota de Gyökeres, Alexander Isak, que defende o Newcastle.

Isak tem vínculo com o Newcastle até 2028, mas teria atraído interesse de Arsenal, Bayern de Munique e Paris Saint-Germain além do Barça, segundo o “Metro”, e pode deixar os Magpies.

Alexander Isak, do Newcastle, em jogo da Premier League contra o Arsenal
Alexander Isak, do Newcastle, em jogo da Premier League contra o Arsenal (Foto: News Images/Imago)

O atacante de 25 anos chegou ao clube em 2022, após deixar a Real Sociedad, e acumula números expressivos sob o comando de Eddie Howe. São 40 gols e sete assistências em 70 partidas no time de St. James’ Park.

— Alex tem qualidades inquestionáveis. Eu o colocaria na lista de melhores atacantes do mundo atualmente —, declarou Howe em entrevista coletiva.

Uma possível saída de Isak do Newcastle estaria relacionada também à motivação monetária. O jogador teria estabelecido como condição para renovar com o clube receber o maior salário entre os atletas do time, além de uma cláusula de liberação no documento, de acordo com informações da rádio “talkSPORT”.

Isso, no entanto, poderia ter implicações para os Magpies em relação às regras de sustentabilidade financeira da Premier League e da Uefa.

O maior salário do elenco do clube inglês é o do brasileiro Bruno Guimarães, que recebe 8,3 milhões de libras por ano (cerca de R$ 60,4 milhões na cotação atual), conforme dados da plataforma “Capology”, especializada em finanças do futebol. Isak é o sétimo da lista, com remuneração anual de 6,2 milhões de libras (R$ 45,1 milhões).

Ainda assim, não deve ser fácil para o Barcelona acertar com o atacante. O time à frente na disputa seria o Arsenal, segundo o “Fichajes”. Mikel Arteta acredita que o sueco é “perfeito” para reforçar a equipe, e fechar com os Gunners seria positivo para Isak por não precisar sair da Premier League e se adaptar a um novo país.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.