Um dos principais árbitro da Premier League, David Coote foi suspenso após se envolver em uma polêmica. Em vídeo, ele supostamente aparece ofendendo o Liverpool e seu ex-técnico Jurgen Klopp.
Em comunicado, a Professional Game Match Officials Board (PGMOL, ou Quadro de árbitros de jogos profissionais, do português), o órgão responsável pela arbitragem do futebol inglês, divulgou a suspensão imediata de Coote enquanto investiga o caso.
As investigações estão nos estágios iniciais pela PGMOL. Existe a possibilidade de o vídeo ser falsificado ou feito com uso de inteligência artificial, segundo o órgão.
No suposto vídeo, Coote é questionado por uma pessoa sobre o que ele acha do Liverpool e de Klopp.
— O Liverpool era uma m****. (Klopp é um) m****, um m**** absoluto. Além de ter me criticado quando eu estava apitando contra o Burnley no lockdown, ele me acusou de mentir e então me criticou pra caramba.
Em outro momento, o homem elogia James Milner, ex-jogador do Liverpool, mas volta a atacar Klopp.
— Não tenho interesse em falar com alguém que é arrogante para caramba. Então eu faço o meu melhor para não falar com ele. Milner está bem, eu me dou bem com ele. Você pode me ver lá com uma ‘máscara’. Mas, meu Deus, alemão de m****.
As polêmicas entre Coote e Liverpool na Premier League
Não está claro quando o suposto vídeo foi gravado. Mas o jogo citado aconteceu em 2020, no empate em 1 a 1 entre Liverpool e Burnley durante a pandemia da Covid-19.
Na época, Andy Robertson reclamou muito em campo depois que Coote não marcou um pênalti para o Liverpool. Nesse jogo, os Reds perderam pontos pela primeira vez em casa na temporada 2019/20 da Premier League.
— Como é que isso não é um pênalti é uma vergonha. Como é que isso não é um pênalti? Você não viu p**** nenhuma. Você não viu nada no jogo inteiro. Qual o sentido de ter você no meio? — esbravejou Robertson ainda em campo.
Coote é árbitro da Premier League desde 2018 e nesse período protagonizou muitos desentendimentos com Klopp. Em dezembro do ano passado, o treinador ficou furioso com a não marcação do toque de mão de Odegaard no empate em 1 a 1 com o Arsenal Na ocasião, Coote estava no VAR.
— Tenho certeza de que alguém virá me explicar por que não foi um toque de mão, mas não sei como? Não digo que o árbitro pode ver porque não sei onde ele estava naquele momento. Mas como um sujeito em um escritório pode ver isso e não chegar à conclusão de que talvez valha a pena o árbitro dar outra olhada? — comentou Klopp em coletiva de imprensa na época.
Posteriormente, Howard Webb, chefe de arbitragem do PGMOL, admitiu que Kavanagh, árbitro do jogo, e Coote erraram ao não marcar o pênalti de Odegaard contra o Liverpool pela Premier League.