Os clubes da Premier League sabem que um bom e confiável goleiro é um dos ingredientes do sucesso. Não à toa sete times da elite inglesa foram representados no ranking de melhores goleiros do mundo elaborado pelo site “GiveMeSport”.
O levantamento incluiu nomes como Dibu Martínez, do Aston Villa, Courtois, do Real Madrid, e Manuel Neuer, do Bayern de Munique, mas todos foram desbancados por um arqueiro brasileiro da Premier League.
Os melhores goleiros do mundo
O portal definiu como critérios o número de jogos sem ser vazado, a importância para o respectivo clube — que inclui também as defesas difíceis –, o desempenho com a seleção nacional, a habilidade com a bola no pé — com foco em iniciar jogadas –, e, claro, as finalizações salvas.
Ranking dos 20 melhores goleiros do mundo pela “GiveMeSport”
- Alisson – Liverpool
- Courtois – Real Madrid
- Dibu Martínez – Aston Villa
- David Raya – Arsenal
- Oblak – Atlético de Madrid
- Ederson – Manchester City
- Onana – Manchester United
- Diogo Costa – Porto
- Yann Sommer – Inter de Milão
- Manuel Neuer – Bayern de Munique
- Donnarumma – Paris Saint-Germain
- Gregor Kobel – Borussia Dortmund
- Maignan – Milan
- Hradecky – Bayer Leverkusen
- Unai Simón – Athletic Bilbao
- Ter Stegen – Barcelona
- Vicario – Tottenham
- David de Gea – Fiorentina
- Giorgi Mamardashvili – Valencia
- Jordan Pickford – Everton
Alisson desbancou o vencedor do Troféu Yashin de melhor goleiro do mundo em 2024, o argentino Martínez, e ficou com o primeiro lugar com base nos critérios do site. Ederson, outro brasileiro no levantamento, também alcançou o top-10.
O jornal destacou a importância que os goleiros da Seleção têm para o sucesso das respectivas equipes na Europa. O arqueiro dos Citizens soma 345 partidas no clube e não sofreu gols em 158. No período, conquistou seis títulos da Premier League, um da Champions League, um Mundial de Clubes da Fifa, dois da Copa da Inglaterra e quatro da Copa da Liga Inglesa.
Já Alisson acumula 271 jogos no time de Merseyside e em 119 deles não foi vazado. O goleiro tem uma taça da Premier League, uma da Champions League, uma do Mundial de Clubes da Fifa, uma da Copa da Inglaterra e duas da Copa da Liga Inglesa com o Liverpool.