Emmanuel Adebayor anunciou sua aposentadoria do futebol nesta terça-feira (21). Apesar de polêmico, o togolês marcou época na Premier League, defendendo as camisas de Arsenal, Manchester City e Tottenham. Entre altos e baixos, o atacante de 39 anos deixa o futebol entre os cinco maiores artilheiros africanos da história do campeonato inglês.
A lista conta com nomes históricos do continente africano que fizeram história na Premier League. O líder tem longa vantagem sob o segundo colocado, e deve aumentar ainda mais a distância, já que é o único do top cinco que ainda atua na Terra da Rainha.
Mohamed Salah – 131 gols
O faraó dos Reds é um dos maiores jogadores da história da Premier League, e os números falam por si só. Salah marcou 131 gols na competição nacional. Foram dois tentos pelo Chelsea e 129 pelo Liverpool, clube que o egípicio defende desde 2017. Além disso, o camisa 11 conquistou um título do torneio, em 2019/20, ajudando o clube vermelho a quebrar um incômodo jejum de 30 anos.
Sadio Mané – 111 gols
O parceiro de Salah no Liverpool durante anos não fica atrás. Mané iniciou sua trajetória na Premier League em 2015, pelo Southampton. No campeonato inglês pelos Saints, ele marcou 31 gols. O bom desempenho chamou a atenção do time do Anfield Road, que o contratou em 2016. Mané fez história pelo clube 19 vezes campeão nacional. Foram uma taça da Premier League e 80 gols. Atualmente, o ídolo de Senegal defende o Bayern.
Didier Drogba – 104 gols
O marfinense foi um marco na história da Premier League. Existia um Chelsea antes da chegada de Didier Drogba, e um totalmente diferente depois. Ao longo de nove temporadas, foram 254 jogos, 104 gols, 64 assistências e quatro conquistas. Sua maior vítima na competição foi o rival Arsenal, que sofreu oito gols em 12 jogos.
Good morning all, and a very happy birthday to Didier Drogba! #CFC pic.twitter.com/j3QLLCn2Bg
— Chelsea FC (@ChelseaFC) March 11, 2014
Emmanuel Adebayor – 97 gols
Com a camisa 25 do Arsenal às costas, Adebayor fez loucuras na Premier League na primeira década dos anos 2000. Pelos Gunners, a estrela de Togo marcou 46 gols em quatro temporadas. Não à toa, o jogador chamou a atenção do Manchester City, e foi uma das primeiras contratações do clube na fase endinheira. Não conseguiu repetir o grande desempenho no Etihad Stadium, mas anotou 15 gols em dois anos, até assinar com o Real Madrid.
Depois, jogou mais cinco temporadas na Terra da Rainha. Adebayor marcou 36 tentos pelo Tottenham, e um pelo Crystal Palace.
Where did he play his best #PL football? 🤔 pic.twitter.com/NmkLcH4fSz
— Premier League (@premierleague) October 20, 2022
Yakubu – 95 gols
Dos cinco líderes, o nigeriano Yakubu é o menos badalado, mas seu faro de gol não fica atrás. Com passagem marcante no Everton, o ex-atacante anotou 95 gols na Premier League. Ele ainda passou com destaque por Portsmouth, Middlesbrough e Blackburn Rovers.
👕 Yakubu
🇳🇬 Nigeria
⚽️ 95 goals pic.twitter.com/QCXS61O8Th— Premier League (@premierleague) January 7, 2021
Dos jogadores ainda em atividade, quem seguem à caça do top cinco de maiores artilheiros do campeonato inglês são Riyad Mahrez e Pierre-Emerick Aubameyang. O argelino é o sexto maior de todos os tempos e, incluindo Leicester e Manchester City, tem 82 gols no torneio. Logo atrás vem Auba, hoje na reserva do Chelsea. O gabonês tem 69 tentos.