Faltam sete rodadas para a Premier League 2024/25 chegar ao fim, e a definição do campeão não é a disputa mais empolgante da reta final.
A vitória do Arsenal sobre o Real Madrid por 3 a 0 na Champions League garantiu à Inglaterra uma vaga extra na próxima edição do torneio. Com isso, o Campeonato Inglês vai proporcionar aos cinco primeiros colocados um lugar na principal competição europeia de clubes em 2025/26.
O acréscimo deixou ainda mais forte uma briga que já estava intensa. O líder Liverpool chega à rodada 32 com 73 pontos, seguido pelo Arsenal, que tem 62. Do terceiro colocado em diante, as coisas ficam mais acirradas.
O Nottingham Forest tem 57, quatro a mais que o Chelsea e o Newcastle, que completam o G-5. A sexta posição é ocupada pelo Manchester City com seus 52 pontos, e o Aston Villa aparece na sequência com 51.
Fulham (48), Brighton (47) e Bournemouth (45) fecham o top-10, mas correm por fora o Crystal Palace (43) e o Brentford (42).
Where are your team? 🤔 pic.twitter.com/Kr2aEiZYmg
— Premier League (@premierleague) April 7, 2025
Futebol inglês e os torneios europeus
O Liverpool tem boa vantagem e condições de confirmar o título. Assim, sobram 11 clubes na briga por uma das seis vagas remanescentes para competições europeias. Além das quatro restantes para a Champions, a Premier League fornece um lugar na Europa League e um na Conference League.
Há, ainda, a possibilidade de times ingleses disputarem torneios continentais por meio das copas. O Newcastle, por exemplo, tem vaga assegurada na Conference por ter levantado a taça da Copa da Liga Inglesa. Além disso, Forest, City, Aston Villa e Palace continuam em busca do título da Copa da Inglaterra (FA Cup), que premia o campeão com a Europa League.
É aqui que as coisas ficam mais interessantes. Vamos aos cenários possíveis.
As probabilidades
Se o Newcastle terminar a PL na zona de classificação à Europa League ou à Champions, fica com a vaga na competição hierarquicamente mais importante e cede o lugar na Conference ao próximo time da tabela que não alcançou nenhum torneio europeu.
Podemos usar o contexto atual como exemplo. A classificação de momento tem os Magpies na quinta posição, ou seja, com vaga na Champions. Dessa forma, o Fulham (8º colocado) seria contemplado com o lugar na Conference que pertenceria ao Newcastle.

Outra possibilidade envolve a Copa da Inglaterra. Se qualquer um dos semifinalistas que erguer o troféu da FA Cup acabar a Premier League entre os cinco primeiros, disputa a Champions na próxima temporada. O prêmio do campeão — Europa League — ficará com a equipe seguinte que não tiver se classificado a um torneio europeu.
Como a temporada europeia impacta os resultados
Arsenal e Aston Villa são os únicos ingleses vivos na disputa da Champions League atual. Caso algum desses times conquiste o troféu, tem vaga na próxima edição do torneio — independentemente da colocação na PL.
Há também a possibilidade de a Premier League ter sete representantes na principal competição europeia. Para isso acontecer, o campeão (entre Gunners e Villains) não pode estar no G-5 da tabela, e o título da Europa League teria que ficar com Manchester United ou Tottenham.
No caso da Conference, que tem o Chelsea nesta campanha, o vencedor vai à Europa League. Os Blues, no entanto, podem ir à Champions via Premier League.

11 clubes da Premier League em torneios continentais?
A Premier League levantou a hipótese de os campeonatos europeus serem contemplados com 11 equipes inglesas no total. Para isso acontecer, seria preciso:
- Liverpool, Arsenal, Forest, City e Newcastle no G-5 e, consequentemente, com vaga na Champions;
- Brighton na 6ª colocação com lugar na Europa League;
- Bournemouth em 7º na tabela, o que lhe faria herdar a vaga do Newcastle na Conference;
- Chelsea na 8ª posição, mas iria à Europa League como vencedor da Conference;
- Aston Villa em 9º e campeão da Champions, de modo a ir para o principal torneio europeu na próxima temporada;
- Crystal Palace na 10ª colocação e classificado à Europa League pelo título da Copa da Inglaterra;
- Manchester United ou Tottenham campeão da Europa League.