Dorival Júnior convoca a seleção brasileira pela primeira vez nesta sexta-feira (1), a partir das 13h. A expectativa é de que o treinador chame diversos atletas da Premier League, como tem sido praxe nos elencos recentes da Amarelinha.
Ao longo dos últimos anos, o Campeonato Inglês passou a receber cada vez mais jogadores brasileiros. Ao todo, na atual temporada, são 30 atletas representando a bandeira verde-amarela no país. Desse total, 16 atletas têm chances altas de serem convocados por Dorival, segundo levantamento da PL Brasil.
Dominar a seleção brasileira, porém, não seria novidade para a Premier League. Na Copa do Mundo de 2022, dos 26 escolhidos de Tite, 12 atuavam na Inglaterra. Já a última lista de Fernando Diniz teve 10 atletas que jogam em solos ingleses.
16 jogadores da Premier League que podem ser convocados para a seleção brasileira
Arsenal – Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Gabriel Magalhães
O trio do Arsenal tem grandes possibilidades de mais uma vez ser convocado. Gabriel Magalhães faz ótima temporada e foi titular na era Fernando Diniz. Deve ser mantido por Dorival em meio a entressafra na zaga. Martinelli é outro nome de peso, mas enfrenta uma concorrência mais complicada: Vinicius Jr.
Gabriel Jesus está fora por lesão desde o dia 30 de janeiro, o que pode prejudicá-lo. Contudo, os Gunners esperam que ele volte em breve. Deve ter condições de jogo para os amistosos de março.
Aston Villa – Douglas Luiz
Ignorado por Tite, Ramon Menezes e até mesmo Fernando Diniz em suas primeiras listas, Douglas Luiz é um dos melhores brasileiros na atual edição da Premier League e deve ser convocado para a Seleção. Ele tem 10 gols e sete assistências na atual temporada.
Brighton – João Pedro
João Pedro é uma das esperanças ofensivas da nova geração brasileira e pode ser chamado por Dorival Júnior. Sua temporada é muito boa e o atacante demonstra uma veia goleadora interessante. Com 19 gols marcados, é o maior artilheiro entre os brasileiros do futebol inglês na temporada somando todas as competições.
Chelsea – Thiago Silva
Uma incógnita. Thiago Silva tem 39 anos e foi “aposentado à força” por muitos, mas nunca se disse fora da seleção brasileira. O zagueiro faz boa temporada no Chelsea e gostaria de ser chamado mais uma vez. Em sua coletiva de apresentação, Dorival falou diretamente sobre o atleta dos Blues e disse que idade não será um impeditivo em suas convocações.
Fulham – Andreas Pereira
As possibilidades de Andreas Pereira ser chamado para a seleção brasileira nunca foram tão altas. Dorival Júnior conhece o meio-campista desde o Flamengo e esteve no Fulham durante sua viagem à Europa. O armador vem tendo temporadas consistentes no futebol inglês.
Newcastle – Bruno Guimarães
É quase certa a presença de Bruno Guimarães na lista de Dorival. Desde Tite, o volante se tornou um nome indiscutível no contexto da Seleção. Já viveu momentos melhores, mas ainda assim faz boa temporada.
Manchester City – Ederson
Não há discussão em relação ao nome de Ederson. Estará na lista e provavelmente será o titular, principalmente com a lesão de Alisson.
Manchester United – Casemiro
O volante não é mais unanimidade, mas ainda sim tem peso no ambiente na seleção brasileira. Casemiro melhorou na temporada após voltar de lesão e pode ser convocado por Dorival, principalmente por conta de sua liderança.
Nottingham Forest – Danilo e Murillo
Murillo pode ser uma das principais surpresas da lista. O zagueiro de 21 anos faz temporada de destaque e se firmou como titular do Nottingham Forest sem muitas dificuldades. É tido como um pilar da renovação que a seleção brasileira passará.
Por outro lado, Danilo corre por fora, mas ainda nutre chances. O que joga contra o volante é a alta concorrência no meio-campo.
Tottenham – Emerson Royal e Richarlison
Richarlison pode voltar à Seleção após amargar uma péssima fase após a Copa do Mundo do Catar. O jogador não marca pelo time verde-amarelo desde a partida contra a Coreia do Sul, no Mundial. São sete jogos de jejum, o que não se repete no Tottenham. O atacante tem 11 gols na temporada e vive bom momento.
Emerson Royal também pode aparecer devido à carência da Amarelinha na lateral-direita. Ele esteve envolvido nas convocações de Fernando Diniz.
West Ham – Lucas Paquetá
Lucas Paquetá só ficou de fora das últimas listas por conta da investigação realizada sobre seu possível investimento com apostas esportivas. Agora, a tendência é que isso seja superado e ele volte a vestir a camisa amarela. Tecnicamente, está voando e faz uma temporada brilhante.
Wolverhampton – João Gomes
João Gomes deve ser uma novidade importante. O volante foi peça fundamental no esquema de Dorival no Flamengo em 2022. Junto com Thiago Maia, dava sustentação para os craques brilharem. Paralelo a isso, vem se destacando na Premier League e é muito jovem.
Alguns outros nomes correm por fora e podem ser surpresas na lista, como Diego Carlos (Aston Villa), Antony (Manchester United) e Vini Souza (Sheffield United). Alisson (Liverpool), Joelinton (Newcastle) e Matheus Cunha (Wolverhampton) poderiam engrossar a lista, mas estão lesionados.