A temporada 2023/24 está chegando à sua metade e os gigantes da Premier League estão atentos às oportunidades do mercado pensando na janela de transferências de janeiro.
Com a virada do ano, jogadores que estão em fim de contrato poderão assinar um pré-acordo com outras equipes a partir do próximo mês.
Com isso, nomes de peso podem mudar de clube e, quem sabe, parar na Premier League. A PL Brasil separou os principais nomes.
Kylian Mbappé
A novela do futuro do craque francês no Paris Saint-Germain continua mesmo após pelo menos duas temporadas e o final esperado ainda é o mesmo: uma ida do atacante ao Real Madrid. Kylian Mbappé tem feito jogo duro com o PSG, que não quer perder seu principal jogador de graça.
O contrato da estrela de 25 anos se encerra no dia 30 de junho e o próprio atleta já disse que não vai renovar. Apesar do time merengue ter preferência, clubes da Premier League, como Newcastle, Liverpool e Arsenal já foram ligados ao camisa 7 em especulações da imprensa britânica.
Toni Kroos
Aos 33 anos, o campeão do mundo em 2014 com a Alemanha completou uma década vestindo a camisa do Real Madrid. Em junho, ele estendeu seu contrato por mais um ano e ainda não sinalizou se permanecerá no clube que venceu quatro títulos de Champions League. Já pensou o craque na Premier League?
Ángel Di María
Di María retornou ao Benfica, seu primeiro clube na Europa, no meio deste ano e já informou ao time português que não pretende renovar seu contrato. Aos 35 anos, o meia-atacante campeão do mundo com a Argentina ano passado tem sondagem da equipe que o revelou, o Rosario Central, que jogará a Copa Libertadores em 2024.
Thomas Müller
Aos 34 anos, Thomas Müller dedicou sua carreira inteira ao Bayern de Munique. Ele renovou seu contrato com o clube que o formou em maio, mas a duração do novo vínculo vai até o final da temporada. Portanto, em janeiro ele decidirá, junto do time bávaro, se continuará na Allianz Arena à medida que sua aposentadoria se aproxima.
Sergio Ramos
Aos 37 anos, o campeão do mundo com a Espanha em 2010 voltou em setembro para o Sevilla, clube que o revelou. Mas o contrato do defensor é de apenas uma temporada e, com o time eliminado das competições europeias, uma saída ficou mais próxima.
Ao sair do Paris Saint-Germain na última janela, clubes da Arábia Saudita tentaram levar o jogador cinco vezes campeão da Champions League do Real Madrid. A Saudi Pro League quanto a Major League Soccer (MLS) são os prováveis destinos de Sergio Ramos caso ele deixe o estádio Ramón Sánchez Pizjuán.
Jorginho
O volante ítalo-brasileiro trocou o Chelsea pelo Arsenal em janeiro, com um contrato de um ano e meio. Ele não conseguiu se firmar no time titular, mas frequentemente entra nos jogos dos Gunners.
Aos 31 anos, Jorginho tem a opção de renovar por mais uma temporada garantida em seu vínculo com o clube do Norte de Londres, mas poderá pensar em trocar de clube, se preferir.
Apesar do assédio do mercado italiano e do interesse do Fenerbahçe, o meia tem condições de permanecer na Premier League se quiser.
Dele Alli
O meia de 27 anos não joga desde fevereiro, quando ainda estava emprestado ao Besiktas, da Turquia, pelo Everton. Ao final do empréstimo, ele retornou ao Goodison Park, mas segue fora dos gramados em recuperação de mais uma lesão. O auge que viveu no Tottenham será difícil de repetir, mas Dele Alli ainda tem condições de permanecer na Premier League.
Thiago Alcântara
O brasileiro naturalizado espanhol não joga pelo Liverpool desde abril, quando teve que passar por uma cirurgia no quadril. O meia já está em fase avançada de recuperação, treinando no gramado, mas ainda sem previsão de ser relacionado pelo técnico Jürgen Klopp. Thiago Alcântara pode deixar a Premier League, já que é especulado no Trabzonspor, da Turquia, no Barcelona e até no Flamengo.
Adrien Rabiot
O volante da seleção francesa está em sua quinta temporada na Juventus, mas o seu destino pode mudar em janeiro, com a Premier League emergindo como um destino provável, já que Arsenal e Newcastle monitoram o jogador de 28 anos que ainda não resolveu se vai renovar com a Velha Senhora.
Álvaro Morata
O atacante de 31 anos retornou ao Atlético de Madrid no ano passado, após terminar seu empréstimo à Juventus. Titular na equipe de Diego Simenoe, Álvaro Morata está bem na equipe colchonera, mas é mais um que está com o futuro indefinido. O centroavante passou pela Premier League de 2017 a 2020, quando jogou pelo Chelsea.
Raphael Varane
O Manchester United contratou Raphael Varane em julho de 2021. Foi anunciado na época que o contrato do defensor durava até junho de 2025, mas a imprensa europeia revelou que, na verdade, o vínculo vai até 2024, com opção de renovação por mais um ano adicional. Portanto, o vencedor de quatro títulos de Champions League com o Real Madrid poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro.
Diego Costa
O atacante de 35 anos foi contratado pelo Botafogo em agosto e tem vínculo com o clube carioca até o final do ano. Mesmo com a idade avançada, não seria loucura ver Diego Costa na Premier League novamente, já que ele jogou pelo Wolverhampton neste ano.
Douglas Costa
O atacante de 33 anos deixou o Los Angeles Galaxy em outubro e, desde então, está sem clube. Apesar de ter feito história em Juventus e Bayern de Munique, o brasileiro nunca jogou na Premier League e ainda tem idade para disputar a principal liga do mundo.