O Manchester City tem sido um time ativo no mercado da bola nesta janela de transferências, principalmente nas saídas. Depois de perder Gündogan, Mahrez e Mendy, a equipe de Pep Guardiola está perto de oficializar mais uma saída envolvendo a Arábia Saudita.
Isso porque o zagueiro Aymeric Laporte viaja nesta segunda-feira (21) para Riad para completar sua transferência ao Al-Nassr, informa o site inglês “The Athletic”. O espanhol deve render cerca de 30 milhões de euros (R$ 168 milhões) aos Citizens.
Por que o Manchester City teve grande prejuízo com Laporte
O zagueiro foi contratado em janeiro de 2018, quando era grande destaque do Athletic Bilbao, aos 23 anos, por 65 milhões de euros. A sua venda nesta janela por 30 milhões de euros representa um “prejuízo” de 35 milhões (R$ 190 milhões).
O jogador, que passou a ser elegível para jogar pela seleção espanhola desde 2021, ainda tinha contrato com a equipe de Manchester até junho de 2025. Sua última renovação de contrato foi em 2019, pouco mais de um ano depois da sua chegada.
Ida ao Al-Nassr
Segundo o The Athletic, o defensor deve assinar seu contrato nesta segunda para ser o novo reforço do Al-Nassr, time em que Cristiano Ronaldo “abriu as portas” da liga saudita em dezembro do ano passado.
Depois do “boom” de jogadores europeus na Arábia Saudita, o Al-Nassr contratou Sadio Mane, Marcelo Brozovic, Seko Fofana e Alex Telles durante a janela de transferências.
A concorrência de Laporte no City
Aos 29 anos, o defensor perdeu bastante espaço na última temporada, principalmente por conta da contratação de Akanji e o crescimento de Aké, além de ter vivido com lesões ao longo dos últimos anos.
Além disso, a contratação de Josko Gvardiol, que custou 90 milhões de euros, é um sinal de que sua passagem no Etihad Stadium estaria ainda mais curta — uma vez que é um jogador das mesmas características e exerceria a mesma função.
Laporte foi titular em todas as nove rodadas da Premier League no seu ano de estreia, em 2017/18, e em 34 de 35 das partidas que jogou no campeonato seguinte. Lesões nos dois anos seguintes minaram seus minutos.
Ainda assim, o espanhol foi titular absoluto em 2021/22, com 33 rodadas disputadas. Por outro lado, jogou apenas 12 partidas na Premier League na temporada passada.