Pré-Champions chega em fase decisiva

0
364
Pré-Champions
Foto: Divulgação/Benfica

Na última terça-feira (10), a Pré-Champions chegou à sua fase decisiva. Dessa forma, 12 clubes brigam diretamente por seis vagas na fase de grupos. A saber, no início eram 32 equipes. Decerto, há alguns times grandes na disputa, como BenficaPSV. Além disso, uma grande surpresa pode atingir as chaves pela segunda vez em sua história. Por fim, confira o andamento do campeonato.

Como funciona a Pré-Champions

Em resumo, a Pré-Champions segue a mesma lógica da Pré-Libertadores. A saber, clubes que foram medianas em suas ligas, disputam vaga na fase de grupos. No entanto, há uma diferença. É uma forma que a UEFA criou para contemplar os campeões de países menores com uma chance pequena de se classificar. Bem como, equipes que terminaram em 3º ou 4º no chamado “big-six”.

Portanto, a fase preliminar começa com um “mini-torneio” de semifinal e final, com partidas únicas. Em síntese, aqui disputam os clubes vencedores das ligas de San Marino, Irlanda do Norte, Ilhas Faroe e Andorra. A saber, apenas o “campeão” se junta às outras 31 equipes na eliminatória. Assim, disputam três fases de ida e volta, e vão se cruzando até sobrar apenas 12.

Fase de Play-offs

Em suma, a fase de play-offs é a última, antes dos grupos. São 12 clubes disputando seis vagas, em partidas de ida e volta. Além disso, aos quatro que trilharam o chamado “caminho da liga”, se perderem, poderão jogar os grupos da Europa League. No entanto, os outros oito que seguiram o “caminho dos campeões”, se forem eliminados, entram apenas na eliminatória.

Caminho dos campeões

Neste caminho, são oito equipes que disputam quatro vagas para a fase de grupos. A saber, tem esse nome porque se trata de times que foram campeões de ligas que não dão direito de participar da Champions League diretamente.

Além disso, os que forem eliminados, disputam os play-offs da Europa League. Aliás, há uma surpresa entre os clubes nesta temporada: o Sheriff Tiraspol, da Moldávia.

Pré-Champions
Foto: Divulgação/Sheriff Tiraspol

O clube só disputou a fase de grupos da Champions League apenas uma vez em sua história, e pode ter a sua segunda experiência entre os gigantes. Assim, para chegar até aqui, o Sheriff Tiraspol eliminou Teuta (Albânia), Alashkert (Armênia) e Estrela Vermelha (Sérvia). Por fim, os confrontos caminho dos campeões são:

  • RB Salzburg x Brondby
  • Young Boys x Ferencvárosi
  • Malmö x Ludogorets
  • Sheriff Tiraspol x Dínamo Zagreb

Caminho da liga

Já este caminho, tem este nome pois abrange os clubes que disputam ligas que dão vaga para a fase de grupos. No entanto, esses times não ficaram em uma posição que os qualificasse para tal. Entre eles, Benfica, Shakhtar DonestkPSV. Além do Monaco, que também luta para chegar. Portanto, os jogos estão definidos assim:

  • MonacoShakhtar Donetsk
  • Benfica PSV

Por fim, as partidas de ida estão marcadas para dia 17 de agosto. Enquanto isso, os jogos de volta, para o dia 24. Então, os clubes focam no início das suas competições nacionais e aproveitam para se preparar para esta grande decisão.