Fora dos holofotes desde a sua saída do Chelsea, em abril deste ano, o técnico Graham Potter se tornou alvo do Lyon nos últimos dias. O clube francês, que tem John Textor, dono do Botafogo, como líder, passa por uma reformulação.
Apesar das investidas, Potter decidiu que este não era o momento de voltar a assumir um clube, segundo a emissora britânica “Sky Sports”. Com isso em mente, o Lyon segue em busca de um treinador. Julen Lopetegui, que deixou a Premier League recentemente, é um dos alvos.
Ex-Premier League na mira do Lyon
Potter está desempregado desde que foi demitido pelo Chelsea, depois de apenas 31 jogos em um contrato de cinco anos em Stamford Bridge. Na época, o clube estava em 11º lugar na Premier League e acabou terminando fora das dez primeiras posições pela primeira vez desde 1996.
Antes disso, o treinador de 48 anos esteve em trabalho contínuo desde 2011, primeiro liderando o Ostersunds da quarta divisão sueca até a primeira divisão e à Europa League.
Passou um ano no Swansea antes de ser escolhido como substituto de Chris Hughton no Brighton, em 2019. Ele passaria um pouco mais de três anos no Amex Stadium, supervisionando uma revolução na filosofia do clube em campo que eventualmente os levou a terminar em nono lugar, a melhor colocação da liga do clube até então, na temporada 2021/22.
Textor deve fazer “reforma” como no Botafogo
O proprietário americano do Lyon tem grandes ambições para o Lyon e, com o clube na última posição da tabela, ele planeja investir pesadamente no elenco e nas instalações nos próximos meses e anos.
Foi isso que ocorreu, por exemplo, no Botafogo. Textor pegou o time na segunda divisão e, depois de investimento em treinadores de ponta e reforços, a equipe carioca caminha a passos largos para seu primeiro título do Brasileirão nos pontos corridos.
Segundo a Sky Sports, acredita-se que o Lyon voltará sua atenção para o atual treinador do Lille, Paulo Fonseca, e Julen Lopetegui, que deixou o Wolves em agosto.
Das outras opções do Lyon, Fonseca se juntou ao Lille em junho de 2022 e levou o clube a um quinto lugar na Ligue 1 na temporada passada. O português foi ligado ao futebol brasileiro em anos anteriores, principalmente ao Corinthians, quando os paulistas demitiram Sylvinho. Seu compatriota Vítor Pereira assumiu o clube na ocasião.
Lopetegui salvou o Wolves do rebaixamento na Premier League durante um período de nove meses em Molineux, apesar de o clube ter conquistado apenas 10 pontos em 16 jogos quando ele assumiu.