Posição do Real Madrid no ranking da UEFA gera polêmica

2 minutos de leitura

Antes de acabar o ano, a UEFA divulgou a atualização do ranking de clubes. Contudo, a posição do Real Madrid gerou polêmica e diversas críticas dos torcedores, visto que a equipe é a atual campeã da Champions League.

Na última temporada, a equipe da capital espanhola foi campeão nacional com a La Liga Supercopa, além da Champions LeagueSupercopa da UEFA, sendo um dos melhores clubes, com ótimo rendimentos coletivo e individual dos jogadores, como Benzema Vinicius Junior.

Torcedores criticam posição do Real Madrid no ranking da UEFA

Na última semana de 2022, a UEFA divulgou a atualização do ranking de clubes. Após dois anos de reinado, o Bayern de Munique deixou a liderança, que foi assumida pelo Manchester City. Aliás, é a primeira vez na história que o clube inglês aparece em 1º lugar da lista.

No entanto, um ponto chamou a atenção e foi criticado pelos torcedores. O Real Madrid está fora do top-5, ocupando apenas a 6ª colocação do ranking, com 110.000 pontos e caindo uma posição com relação a lista anterior.

Nas redes sociais, os torcedores demonstraram indignação com a posição do Real Madrid. “Isso é ridículo”, publicou um usuário. Além disso, outro torcedor questiona como um time que ganhou quase tudo na temporada, menos a Copa Del Rey, perde posições e fica fora do top-5.

A última temporada do Real foi ótima. A equipe foi considerada uma das melhores do continente, com ótimo trabalho coletivo e com a dupla entre Benzema Vinicius Junior sendo os protagonistas. Assim, comemoraram os títulos continentais com a Supercopa Champions League, além dos troféus nacionais com a La Liga Supercopa da Espanha.

Entenda como funciona o ranking da UEFA

Primeiramente, o ranking da UEFA é utilizado nos sorteios da Champions LeagueEuropa League Conference League. Assim, a posição de cada equipe no ranking irá determinar a sua posição nos sorteios, por exemplo, se será cabeça de chave ou não de um grupo.

Dessa forma, a pontuação do ranking é referente às últimas cinco temporadas, sendo baseado na campanha de cada equipe nas três competições continentais. Bem como é somado com os pontos que cada liga garantiu no ranking.

Portanto, o Manchester City lidera o ranking com 131.000 pontos, com Bayern de Munique na sequência, somando 130.000 pontos. Fechando o top-3, está o Liverpool, com 123.000, empatado com o Chelsea. Bem como o PSG aparece na 5ª colocação com 112.000 pontos e o Real Madrid em 6º com 110.000 pontos.

Por fim, o top-10 ainda conta com Barcelona com 98.000 pontos, Manchester United por 97.000 pontos, Juventus com 90.000 pontos e Ajax na 10ª colocação com 89.000 pontos somados.

Entre as federações, a Inglaterra lidera com 103.141 pontos, seguido por Espanha com 88.855 pontos. A Alemanha ocupa a 3ª colocação 79.106. Fechando o top-5, aparece a Itália em 4º lugar com 71.497 pontos, enquanto a França ficou em 5º colocado com 59.497 pontos.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.