Onde estão os jogadores do Portsmouth campeão da FA Cup de 2008?

Saiba onde estão os heróis conquista do Pompey de 2008

1
407
Portsmouth campeão 2008 Sol Campbell Ian Kingston Collection AFP
Ian Kingston Collection AFP

A final da edição da FA Cup de 2008 não teve nenhum dos clubes ditos grandes, que compunham à época o então Big 4. Naquela oportunidade, os finalistas foram o Cardiff City e o Portsmouth. O jogo contou com um dos maiores públicos do novo Wembley, com o estádio recebendo 89.874 pessoas. O gol que garantiu o Portsmouth campeão foi do nigeriano Nwankwo Kanu

Como não poderia ser diferente, o título rendeu uma grande festa no sul da Inglaterra. As equipes se enfrentavam pela primeira vez na história naquela competição, sendo que os ingleses buscavam conquistar o título que não vinha desde 1939.

Entre os jogadores campeões naquele dia, estão várias caras conhecidas, além de outros nomes não tão falados entre os que acompanham o meio futebolístico.

YOUTUBE: 5 vira-casacas da era Premier League

David James

David James goleiro WPA Pool Collection Getty Images Entertainment
WPA Pool Collection Getty Images Entertainment

O goleiro atuou em diversos clubes ingleses como Liverpool, Aston Villa e Manchester City. Durante vários anos também integrou a seleção inglesa. Após o título de 2008 passou por Bristol City, Bournemouth além de rápida passagem pelo futebol islandês.

Encerrou sua carreira em 2014, já aos 44 anos após disputar a Indian Super League pelo Kerala Blasters. Pelo clube indiano, também teve sua primeira experiência como treinador, comandando a equipe durante a temporada de 2018.

Glen Johnson

Glen Johnson seleção inglesa Inglaterra Richard Heathcote Collection Getty Images Sport-min
Richard Heathcote Collection Getty Images Sport

Formado no West Ham, o lateral passou grande parte de sua carreira no Chelsea e no Liverpool. No entanto, antes de chegar aos Reds, conquistou o título da FA Cup em 2008 pelo Pompey.

Seu último clube foi o Stoke City, equipe em jogou entre 2015 e 2018. Anunciou em janeiro de 2019 sua aposentadoria aos 34 anos.

LEIA MAIS: Peaky Blinders: as ligações entre a série e o futebol britânico

Sol Campbell

Portsmouth campeão 2008 Sol Campbell Ian Kingston Collection AFP
Ian Kingston Collection AFP

O capitão do time naquela final já estava em seu final de carreira. Após passar mais de uma década atuando por Tottenham e Arsenal, o zagueiro chegou ao Portsmouth em 2006 e permaneceu até 2009 para então voltar aos Gunners.

Se aposentou como jogador em 2011 após disputar uma temporada pelo Newcastle. Atualmente é o treinador do Southend United, clube que disputa a League One.

Sylvain Distin

Com passagens por equipes menores do futebol francês antes de chegar o PSG, Distin se transferiu para a Inglaterra em 2001 para atuar pelo Newcastle. No entanto, grande parte de sua carreira foi construída jogando por Manchester City e Everton.

Entre tais clubes teve a sua passagem pelo Portsmouth.

Atuou ainda por uma temporada pelo Bournemouth, clube pelo qual se aposentou ao final da temporada 2015/2016.

Hermann Hreidarsson

IAN KINGTON Collection AFP
IAN KINGTON Collection AFP

O islandês atuou pelo Portsmouth entre 2007 e 2011. Antes disso passou por outros clubes ingleses como Crystal Palace, Brentford, Wimbledon e Charlton. Após a conquista do título transferiu-se para o Coventry. Atuou ainda por equipes do futebol da Islândia, onde acumulou as funções de jogador e treinador do ÍBV.

Aposentou-se em 2014 no Fylkir sem sequer entrar em campo pelo clube.

Recentemente, foi anunciado como assistente de seu companheiro de Portsmouth, Sol Campbell no comando do Southend United.

Lassana Diarra

Richard Heathcote Collection: Getty Images Sport
Richard Heathcote Collection Getty Images Sport

Nome bastante conhecido até os dias atuais. O francês passou quatro temporadas no futebol inglês, atuando por Chelsea, Arsenal e Portsmouth. Após a conquista do título da FA Cup, o jogador de transferiu para o Real Madrid, onde permaneceu até 2012. Ainda teve passagens pelo futebol russo e árabe.

Na última temporada o volante chegou sem custos ao PSG onde disputou suas últimas partidas jogador. Anunciou sua aposentadoria em fevereiro, aos 34 anos.

LEIA MAIS: Quem são os piores donos de clubes na Inglaterra?

John Utaka

Hamish Blair Collection Getty Images Sport
Hamish Blair Collection Getty Images Sport

O atacante nigeriano chegou ao Portsmouth na temporada em que o clube conquistou o título, sendo esse o único clube que atuou na Inglaterra. Permaneceu na equipe até 2011, quando se transferiu para o Montpellier.

Passou por diversas equipes como Sivasspor, Aswan e Sedan. Hoje aos 37 anos, atua no Nogoom FC, do Egito.

Pedro Mendes

CARL DE SOUZA Collection AFP

O meio-campista fez boa parte de sua carreira no futebol português, onde jogou por Vitória de Guimarães, Porto e Sporting. Chegou à Inglaterra em 2004 para defender o Tottenham.

Transferiu-se para o Portsmouth onde ficou por duas temporadas. Depois, passou pelo futebol da Escócia e então voltou a seu país de origem onde jogou até 2012 pelo Vitória de Guimarães até se aposentar com 33 anos.

Niko Kranjcar

Tottenham Peter Crouch Kranjcar Ian Kingston Collection AFP
Ian Kingston Collection AFP

O meia é outro nome conhecido dessa lista. Depois de atuar pelos principais clubes de seu país, o croata chegou à Inglaterra em 2006 para jogar pelo Portsmouth, onde permaneceu até 2009 para então se transferir para o Tottenham.

Na terra da Rainha, passou ainda pelo Queens Park Rangers. Seu último clube foi o Glasgow Rangers, onde disputou poucos jogos por conta das lesões em seu joelho.

Está sem clube desde março de 2018 e, aos 35 anos, dificilmente deve retornar aos gramados.

Sulley Muntari

Tottenham Internazionale Muntari van der Vaart Clive Rose Collection Getty Images Sport-min
Clive Rose Collection Getty Images Sport

O ganês peregrinou por vários clubes e ligas durante toda sua carreira. Com passagem marcante pela Udinese, o jogador chegou ao Pompey em 2007. Após conquistar a FA Cup, voltou à Itália para jogar por Internazionale e Milan.

Na última temporada esteve no futebol espanhol, onde atuou por Deportivo La Coruña e Albacete, clube do qual se desligou na metade desse ano.

Nwankwo Kanu

CARL DE SOUZA Collection AFP
CARL DE SOUZA Collection AFP

O herói do jogo do título teve uma marcante história no futebol mundial. Kanu é um dos principais nomes da seleção nigeriana, tendo disputado as Copas de 1998 e 2002.

Famoso por marcar o gol de ouro contra o Brasil nas Olimpíadas de 1996, o nigeriano atuou por Ajax, Arsenal, Internazionale e West Bromwich até chegar ao Portsmouth em 2006.

O clube do sul da Inglaterra foi o último de sua carreira, que chegou ao final em 2012. Atualmente o ex-atacante é embaixador da Unicef e dono de um canal esportivo via internet, o Kanu Sports TV.

LEIA MAIS: Mario Balotelli: talentoso e polêmico atacante marcou a Premier League

Papa Bouba Diop

CARL DE SOUZA Collection AFP
CARL DE SOUZA Collection AFP

O senegalês é outro ícone do futebol africano. Foi dele o primeiro gol do país na história das Copas do Mundo. O feito é ainda mais grandioso por ter sido o gol da vitória contra a então campeã mundial França na abertura da Copa de 2002.

O volante, que entrou no decorrer da partida em Wembley teve em sua carreira, passagem por diversos clubes. Atuou no Portsmouth entre 2007 e 2010. Encerrou sua carreira no Birmingham em 2013 aos 35 anos de idade.

Milan Baros

MUSTAFA OZER Collection AFP
MUSTAFA OZER Collection AFP

Outro cigano da bola. Possui passagens por diversos clubes durante toda a sua extensa e ainda ativa carreira. Na Inglaterra, o tcheco atuou por mais temporadas pelo Liverpool.

Além dos Reds e Pompey, também defendeu o Aston Villa. Aos 37 anos, ele está em sua quarta passagem pelo Baník Ostrava, clube que o revelou para o futebol.

David Nugent

Phil Cole Collection Getty Images Sport
Phil Cole Collection Getty Images Sport

O atacante inglês, que entrou no decorrer da final de 2008 construiu toda a sua carreira no futebol local. Formado no Bury, passou por Burnley, Leicester, Middlesbrough e Derby County.

Foi jogador do Portsmouth entre 2007 e 2010. Aos 34 anos foi recentemente anunciado como reforço do Preston North End para a disputa da Championship.

Harry Redknapp

Shaun Botterill Collection Getty Images Sport
Shaun Botterill Collection Getty Images Sport

O técnico campeão com Portsmouth em 2008 é um dos “medalhões” na Inglaterra. Sem grandes conquistas na função de treinador, Redknapp teve sua última experiência à frente de um time em 2017 quando ficou apenas seis meses no Birmingham por conta dos péssimos resultados da equipe.

Após sua saída disse que aquela pode ter sido a sua vez atuando como treinador de futebol.

1 COMENTÁRIO

  1. Ahhh que nostalgia, sonho um dia em ver esse clube de volta a elite do futebol inglês, sua história de superação é notável.

Comments are closed.