Porto x Manchester United: Lenda portuguesa dá ‘receita’ para vencer o time de Ten Hag

5 minutos de leitura

O Manchester United volta a campo nesta quinta-feira (3), depois de uma sequência ruim na Premier League. O time de Erik ten Hag enfrenta o Porto, em partida válida pela Europa League.

Esta será a segunda rodada da fase de liga da competição, depois de um empate dos Red Devils na estreia. E Maniche, lenda do Porto que jogou contra os ingleses em um confronto histórico, disse saber como vencê-los.

Como vencer o Manchester United

Em entrevista ao jornal português “Diário de Notícias”, o ex-jogador dos Dragões deu sua opinião de como o Porto poderia vencer o time de Ten Hag: explorar transição ofensiva.

Maniche vivenciou um duelo épico contra o United em Old Trafford em 2004, quando os portugueses, comandados por José Mourinho, eliminaram os ingleses rumo ao título da Champions League.

erik ten hag manchester united
Erik Ten Hag, técnico do Manchester United (Foto: IMAGO / PA Images)

Ele acredita que o Porto pode se aproveitar das dificuldades do rival para conquistar um resultado positivo no Estádio do Dragão. Segundo o ex-meio-campista, os ingleses possuem um elenco individualmente qualificado, mas carecem de entrosamento e solidez defensiva.

— O United costuma permitir que os adversários joguem entre as linhas, e é aí que o Porto precisa ser incisivo. Eles têm jogadores com grande capacidade ofensiva, mas sofrem na hora de voltar para marcar. Se encontrarmos os espaços certos, podemos causar muito dano — disse.

Maniche ainda reforçou que o gigante lusitano é um time que gosta de aplicar pressão alta e intensa, e que deve convidar o United a subir no campo para explorar os espaços:

— Será um jogo equilibrado, competitivo e intenso, onde pequenos detalhes podem fazer a diferença. O United tem bons jogadores, mas também terá dificuldades para vencer.

Lembranças do Porto campeão da Champions

Atualmente aos 46 anos, Maniche fazia parte do elenco do Porto que empatou por 1 a 1 em Old Trafford, na segunda partida das oitavas de final da Champions League de 2004.

maniche porto manchester united
Maniche, ex-jogador do Porto (Foto: Imago)

O placar agregado terminou em 3 a 2 para os portugueses, que depois venceram o Monaco na final e foram campeões sob comando de José Mourinho. O ex-meia lembra com carinho do sofrimento.

— Sofremos até o fim. Houve três ou quatro escanteios durante o tempo de acréscimo e Rudd van Nistelrooy tentou cabecear a bola várias vezes. Foi louco, os jogadores do United tentaram de tudo para marcar. Sofremos até o fim, mas valeu a pena.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]