Porto – História, estatísticas e conquistas

Porto – História, estatísticas e conquistas
Reprodução/FCP

O FC Porto é um time de Portugal, com 128 anos de muita história. Suas cores azul e branca são inconfundíveis em todo o mundo, principalmente na Europa, onde já levantaram duas Champions League (86/87 e 03/04) e duas Liga Europa (02/03 e 10/11).

A equipe tem mais de 120 mil sócios e defende suas partidas em seu campo, o Estádio do Dragão. Decerto, o estádio tem capacidade para 50 mil pessoas, desde a reforma para a Euro de 2004.

Portanto, o time que nunca foi rebaixado na história, após um jovem voltar de viagem da Inglaterra, terra natal do esporte. Confira:

Futebol Clube do Porto

Antes de mais nada, o Porto é um dos maiores clubes de Portugal, com grande história e umas das maiores torcidas no país. Sua fundação se dá em setembro de 1893, quando um comerciante de vinho visitou a Inglaterra e descobriu o futebol.

António Nicolau D'Almeida, então, inventa o clube portista, que começa a treinar em Aveiro. Logo com 7 meses, o time venceu a primeira taça. A equipe muda de presidente em 1906, após Nicolau D'Almeida se afastar e deixar para seu amigo, José Monteiro da Costa, que havia ido a Inglaterra também e visto o esporte, querendo criar uma equipe para si.

Trajetória do Porto, fundação, conquistas e ascensão

Em resumo, o Futebol Clube do Porto é um dos times do Campeonato Português, que pertence a capital do país. A equipe é a segunda maior vencedora da história do futebol local, com 30 taças da Primeira Liga.

Decerto, são 18 Taças de Portugal, quatro Taças da Liga, 22 Supertaças Cândido de Oliveira e quatro Campeonatos de Portugal. Os Dragões também venceram, por duas vezes, em 1986/97 e 2003/04, a Liga dos Campeões, além de duas Ligas Europas, em 2002/03 e 2010/11.

O time ainda tem uma SuperTaça da Europa, em 1987, além de dois Mundial de Clubes, em 1987 e 2004.

Mercado da Bola do Porto

O FC Porto ainda não começou a se movimentar na janela. No mercado da bola, veremos quem chegará ao time e quem poderá sair também. Primeiramente, nenhum jogador foi contratado ainda. O time que ganhou o nacional, não quer se desfazer dos principais jogadores e pode até contar com voltas importantes. O meio-campo Sérgio Oliveira, que está na Roma, volta de empréstimo e os times vão decidir se irá haver a comprar, ou não, do passe.

Por outro lado, o mercado da bola traz as saídas do time. Em confirmação, o Porto ainda não teve baixas. Por outro lado, os rumores de uma barca deixando o time existe.

Rumores do FC Porto

Decerto, os rumores param reforçar a equipe são grandes. Os principais nomes são sul-americanos. Daniel Ruiz, do Millionarios-COL e Enzo Fernández, do River Plate-ARG. Os jovens são os alvos dos Dragões para a janela. Portanto, no mercado da bola azul e branco, os meias se destacam na posição que o time tem desfalques.

Por outro lado, os rumores de saída são grandes. Otávio está na mira do futebol inglês. Rubén Semedo deverá voltar ao Olympiakos-GRE e o goleiro Marchesin, que tem seu contrato perto do fim. O mercado da bola do time também traz que jogadores como Nanú, Taremi, Pepe e até Eustáquio podem sair.

Mercado de Transferências do Porto

Em suma, sendo um clube com uma história antiga, vitoriosa e muito bonita, certamente os Dragões tiveram alguns jogadores e até treinadores que ajudaram a construir e continuar a bela história do clube. Dessa forma, separamos cinco nomes no mercado de transferências do Porto, pois diversos atletas se tornaram ídolos do futebol mundial:

Pepe por £2 milhões vindo do Marítimo-POR

O primeiro no mercado de transferências, é o capitão da atual equipe. O brasileiro zagueiro se naturalizou português por conta de sua história no time. Decerto, no FC Porto, venceu muitas taças, incluindo a Liga Europa 2010/11 e após muito sucesso no Real Madrid, voltou para os Dragões. Agora, é novamente campeão nacional.

Deco por £8 milhões vindo do Benfica

Em suma, o meia português, antes, também era brasileiro. Jogando no Corinthians, foi a Portugal para o rival Benfica, mas não marcou seu lugar. Na temporada 98/99, o Porto comprou o jogador, que virou ídolo, vencendo Liga Europa 2002/03 e Liga dos Campeões 2003/04.

Vitor Baía por £300 mil do Barcelona-ESP

O histórico goleiro começou no Vitória de Guimarães, mas chegou ao Porto no final dos anos 90. De lá, foi vendido ao Barcelona por 6 milhões de Euros. Entretanto, na Espanha, não conseguiu jogar e voltou ao Dragão quase de graça.

Lá, virou o goleiro histórico, vencendo Liga dos Campeões, Campeonato nacional e defender a seleção de Portugal por muitos anos.

Hulk por £19 milhões vindo do Tokyo Verdy-JAP

Portanto, o brasileiro fez história com a camisa do time. Foram cinco temporadas como titular absoluto, vencendo 10 taças. Hulk chegou a seleção brasileira por conta do Porto, e virou ídolo dos torcedores, sendo o time em que mais vestiu a camisa na carreira.

Foram 169 jogos, 77 gols e 63 assistências, com quatro Campeonatos Português, três Taças de Portugal e uma Liga Europa. Após isso, sai a venda para o Zenit, da Rússia por 40 milhões de Euros.

Jardel por £4 milhões vindo do Grêmio

Em suma, o centroavante brasileiro passou quatro temporadas no time, e marcou muitos gols. Vindo de um Grêmio campeão da Libertadores, Jardel brilhou no Dragão, com 44 gols em 52 jogos. São três campeonatos portugueses, duas Taças de Portugal e uma supertaça de Portugal.

Sou o Robert! Fiz jornalismo para vivenciar histórias, estar dentro dos fatos e o principal, ter acesso a verdade, sempre! O esporte sempre esteve na minha vida, e unir a escrita com o futebol seria é o ideal de vida. Escrevi para redação do jornal universitário além de atuar fortemente nas redes sociais com posicionamentos sobre cultura negra. Sujeito calmo com o objetivo de ganhar o mundo!
Artigo anteriorCristiano Ronaldo deve ficar no Manchester United
Próximo artigoBenfica – História, estatísticas e conquistas